Grupo C
Palpite de classificados (em dezembro): Inglaterra(1º) e Estados Unidos(2º)
"Grupo fácil para a Inglaterra", foi o que eu disse lá em dezembro, e de fato era fácil, so faltou a Inglaterra jogar bola. Acertei os classificados mas na ordem inversa. Esse grupo foi bem estranho na verdade, como frangos e jogos esquisitos, com gols anulados e feitos nos últimos lances. Segue as análises individuais.
Inglaterra
Uma das grandes decepções da Copa, só não ganhou da França porque pelo menos fora de campo não deu vexame, mas dentro dele....Uma das seleções com melhor elenco da Copa não conseguiu bater Argélia e teve dificuldades contra a Eslovênia. Tá certo que o 4X1 contra a Alemnha não foi tão justo, visto que os ingleses tiveram um gol claríssimo anulado (exatamente o inverso de 1966), mas do jeito que os súditos da Rainha jogaram mereceram a derrota. Time bom com cara de time ruim, decepção total.
Estados Unidos
A equipe norte-americana fez uma boa Copa, dentro de seus limites. Empatou com ingleses, venceram os eslovenos, mas o árbrito achou que não, e, em um jogo emocionante, bateram argelinos e ficaram no primeiro lugar do grupo e acabaram eliminados nas oitavas por Gana. Legal foi ver a imprensa e o público americano se interessando pela Copa, espero muito deles aqui em 2014, pois tem uma boa seleção de base e pelo jeito o interesse na nação pelo verdadeiro futebol está aumentando.
Argélia
Tinha dito lá atrás que a Argélia viria apenas pra participar, e foi isso que aconteceu. Saiu da Copa sem marcar gols e mostrando um futebol bem fraco. Pena que o Egito não se classificou, poderia ter ido mais longe que os argelinos, mas futebol é futebol. A Argélia até que tem alguns jogadores talentosos, mas em geral, como time, não tem lá muita força, mas acredito que melhorarão no futuro.
Eslovênia
Falando sobre os pontos fortes da Eslovênia perguntei se ela tinha algum, e hoje continuo com a pergunta. A esquipe foi uma surpresa e quase se classificou, mas não vi nada de diferente nos eslovenos, jogam um futebol bem fraquinho e de vez em quando dão sorte ou tem alguns lapsos de qualidade, mas nada de excepcional.
Grupo D
Palpite de classificados (em dezembro): Gana(1º) e Alemanha(2º)
Pra falar a verdade nem sei porque coloquei Gana em primeiro, acho que foi um daqueles palpites loucos que a gente faz na esperança de acontecer uma zebra, mas o fato é que quase aconteceu. Gana acabou se atrapalhando com a Austrália com um a mais e pareceu completamente sem vontade de vencer a Alemanha, mas enfim, alemães em primeiro.
Alemanha
Alternou entre altos e baixos na Copa. Começou super bem, jogou mal (e perdeu) contra a Sérvia e Gana, voltou a jogar bem contra Inglaterra e Argentina e não conseguiu impor seu jogo contra a Espanha. Time bom e com futuro, a Alemanha mostrou nesse mundial que tem time pra brigar pelo tetra no Brasil e seu campeonato subiu de nível na última temporada, contrastando com o que disse em dezembro (que o campeonato era fraco) enfim, o futebol alemão está mais vivo do que nunca.
Austrália
Trocar a Oceania pela Ásia ainda não surtiu um efeito muito positivo para os Socceros. Com um futebol muito longe de ser competitivo em uma Copa, os australianos vieram a passeio e mostraram que seu futebol precisa ser melhorado. A vitória contra a Sérvio (que em alguns momentos fez com que eles sonhassem com a vaga) não me impressionou muito, de vez em quando eles fazem alguns bons jogos (já até ganharam do Brasil) mas a seleção simplesmente não empolga e, sinceramente, não acho que jogar na Ásia vai melhorar algo.
Sérvia
A Sérvia tentou nesta copa recuperar a tradição da Iuguslávia, mas mostraram que estão longe disso. Até que tem um time bom, mas é só. Não há nada de excepcional no time sérvio e mostraram serem bem instáveis (venceram Alemanha e perderam para a Austrália), podem até recuperar o prestígio iuguslavo, mas tem que melhorar muito.
Gana
Boa copa da seleção ganesa, a única africana a chegar as fases de mata-mata. Time jovem e com potencial, que jogou a Copa sem seu principal jogador e ainda assim foi bem. Claro que o futebol ganês precisa melhorar e muito se quiser ser competitivo em nível profissional (nas categorias juvenis já é) mas parecem estar no caminho certo, só falta apostarem mais em técnicos de casa e não importarem europeus que muitas vezes não conhecem o país, eles precisam encontrar o "jeito ganês" de jogar futebol. Ah, e é importante frisar que Gana só não foi as semis porque Suárez do Uruguai resolveu jogar vôlei, mas são coisas do futebol (ou não).
Aguardem em breve grupos E e F.
Nenhum comentário:
Postar um comentário