domingo, 22 de agosto de 2010
Análise PósCopa - Grupos G e H
Poster oficial da Copa do Mundo 2010
Grupo G
Palpite de classificados (em dezembro): Brasil(1º) e Costa do Marfim(2º)
Um grupo que prometia ser emocionante e com grandes jogos acabou sendo um dos mais chatos da Copa. Com craques como Drogba, Cristiano Ronaldo e Kaká, os jogos entre Brasil, Costa do Marfim e Portugal prometiam muito, no fim , nos três confrontos diretos entre estas equipes, dois 0X0 e muito chatos. A Coréia do Norte de fato foi um saco de pancadas, mas só pra Portugal, o Brasil parecia totalmente perdido, não só no jogo contra os norte-coreanos mas em toda a Copa.
Brasil
Campeão da Copa América, campeão da Copa das Confederações, primeiro colocado nas eliminatórias sul-americanas, tudo isso credenciava o Brasil como super favorito ao hexa, mas parece que isso subiu a cabeça dos jogadores e do técnico. brigas desnecessárias com a imprensa fizeram com que a derrota fosse ainda mais "malhada" na mídia nacional, e todo o trabalho que Dunga fez durante os quatro anos como ténico foi por ralo abaixo. No jogo contra a Holanda os jogadores pareciam estar possuídos, com uma raiva completamente desproporcional, talvez inspirada em um ténico desiquilibrado. Não fizeram da concentração uma zona como em 2006 e perderam do mesmo jeito, eliminados nas quartas de final, e, ao contrário do que Dunga e Jorginho dizem, não houve legado nenhum e toda a situação foi tão ruim quanto a de 2006, de fato os jogadores se empenharam mais na seleção, mas também viraram marionetes. E não vamos esquecer do maior culpado de todos, aquele que estava na CBF em 2006 e 2010: Ricardo Teixeira.
Coréia do Norte
Tinha dito em dezembro que ela iria sofrer a maior goleada do torneio, acertei. Fora isso a Coréia do Norte não fez nada, como já era esperado. O choro do jogador na hora do hino foi o ponto alto da equipe. Os jogadores e o técnico foram punidos por perderem por 7X0 de Portugal quando chegaram em casa, mas não se preocupem, eles são os sortudos, como em qualquer regime comunista, a imensa maioria da população morre de fome, tem uma vida miserável e com certeza nunca vão viajar nem nos sonhos para a África do Sul, isso sim é igualdade hein?!
Costa do Marfim
Os maiores mentirosos da Copa. Apostei que eles passariam para a fase seguinte, mas não sabia que o esporte deles na verdade é luta. Time forte, mas não tecnicamente, e sim fisicamente. Drogba é uma exceção, um verdadeiro craque, de resto, pelo menos na seleção, a única coisa que sabem fazer é bater. O pior é que nas suas equipes estes mesmo jogadores demonstram uma boa técnica, ou seja, sabem jogar bola, só não fazem isso na seleção.
Portugal
Portugal só jogou um jogo na Copa do Mundo: 7X0 contra Coréia do Norte. Nos outros três jogos não marcou nenhum gol e não mostrou nada nem sequer de razoável. Time ultra dependente de Ronaldo e com poucos jogadores que pudessem fazer diferença. Fez o que pode na Copa, mostrando que deveria ter ficado nas eliminatórias mesmo pois, se não consegue ganhar da Grécia em casa numa final de EuroCopa, quem dirá de outras grandes equipes em uma Copa do Mundo.
Grupo H
Palpite de classificação (em dezembro): Espanha(1º) e Chile(2º)
Este eu acertei em cheio! Grupo da equipe campeã do mundo, o grupo H não teve lá grandes jogos, mas proporcionou a maior surpresa da Copa, não, não foi a vitória da Suiça, foi sim o fato dos helvéticos fazerem um gol! Equipe extremamente retranqueira, parecia que iria se animar com a vitória sobre a Espanha, mas nada. O leitor deste blog, Victor Paulino, tinha dito que apostava na Suiça e quando eles venceram pensei "ele acertou!", mas a ofensiva suiça não foi muito longe.
Espanha
Campeã do mundo com louvor. Não foi nehuma equipe espetacular, mas jogou um futebol de resultado. Não fez mais do que o necessário para vencer seus jogos, ganhando a maioria pelo placar mínimo, mas mesmo assim jogou um bom futebol, muito longe daquele que todos esperavam, mas bom. Depois do susto no primeiro jogo relaxaram e, com uma concentração aberta para imprensa e torcedores (isso mesmo, concentração aberta, ouviu isso Dunga) mostrou que não é o tipo de concentração que ganha a Copa e sim jogar futebol.
Suíça
Teve como ponto alto a vitória sobre a Espanha, depois disso mostrou que falta aprenderem a marcar gols. De fato, a Suiça só foi eliminada por que não marcou um gol pelo menos em Honduras. Para próxima Copa talvez eles aprendam, agora que já sabem que tem uma boa defesa, é hora de apostar no ataque.
Honduras
Honduras veio para participar e fez isso muito bem. Tinha até uma remota chance de classificação na última rodada, mas para isso teria que jogar bem, coisa que a equipe centro-americana não sabe fazer. Ganhou experiência mas acredito que não chegue a disputar outra Copa tão cedo, classificou-se por um acaso e não tem um time dos melhores.
Chile
Fez o que se esperava dele: passou de fase e perdeu para o Brasil. Foi visto nesta Copa que as equipes sul-americanas de fato evoluíram, mas ainda falta aquele algo a mais. Chile, Paraguai, Uruguai e até Equador, tem equipes que estão no meio termo: vencem equipes médias e perdem para as grandes. É preciso dar um passo a mais se quiserem algo a mais em grandes competições e, para o Chile, antes de sonhar com Copa do Mundo deve pelo menos ganhar uma Copa América, ano que vem terá uma nova chance, vamos ver como se sairá.
Em breve análise final da Copa, aguarde!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário