Grupo E
Palpites de classificados (em dezembro): Holanda(1º) e Camarões(2º)
Acertei com a Holanda errei com Camarões. Tinha dito em dezembro que se Eto'o se inspirasse poderia levar a seleção nas costas e até chegar longe, mas o craque camaronês só falou: disse que Camarões iria ganhar a Copa. Acabou eliminado em último lugar sem nenhum ponto, mais um fracasso pro futebol africano. Fora isso, o destaque para o Japão, que fez uma boa Copa.
Holanda
E a Holanda foi vice, de novo. Acreditava que os holandeses passariam sem muitas dificuldades até as quartas, mas chegar a final não imaginava. Apesar da Holanda estar invicta há muitos jogos antes de chegar a Copa e de ter alguns jogadores de destaque na última Champions League, ainda sim não botava muita fé nesse time. E, de fato, o time holandês não é, nem de longe, o segundo melhor do mundo e só conseguiu chegar com uma ajudinha do Brasil, que preferiu ficar com raiva do que jogar futebol.
Dinamarca
Não sei o que dizer sobre a Dinamarca. Veio para a Copa, jogou e foi embora. Não deixou saudades e nem lances bizarros (teve gol contra, mas não bizarro). Time muito sem sal que vive das lembranças da Dinamáquina, mas isso já passou a bastante tempo. Ter ido a Copa já foi muito para os nórdicos.
Japão
Sensação desse grupo o Japão me fez quebrar a cara. Tinha dito que os samurais não tinham nenhum destaque e que nem poderiam ser categorizados como "chatos", ledo engano. O Japão jogou dentro de suas limitações e se saiu bem nisso, além de ter um dos melhores jogadores do torneio, Honda, que marcou um belo gol contra a Dinamarca. O brasileiro naturalizado Tulio, também fez uma boa Copa, enfim, o Japão me provou que tem uma equipe que pode ser chamada de "chata", mas tem que melhorar e muito se quiser mais do que oitavas.
Camarões
Decepção total. Brigas nos bastidores, Eto'o sem jogar nada e desentendimento dentro de campo. Camarões não apresentou o futebol esperado e acabou indo embora com três derrotas. É lamentável ver que as equipes africanas não se prepararam para a Copa em seu continente, e já sabiam disso há seis anos atrás. Não me parece uma equipe para se ver aqui no Brasil em 2014, temo que Camarões caia no limbo do futebol.
Grupo F
Palpite de classificados (em dezembro): Paraguai(1º) e Itália(2º)
Se tivesse confiado nos meus instintos teria acertado. Só não desclassifiquei a Itália por não confiar em Eslováquia ou Nova Zelândia, mas pra mim não foi surpresa a eliminação da Azzura. O time já era ruim na campanha do tetra e, quatro anos depois, ficou pior ainda. E não adianta botar culpa no número de estrangeiros no Calccio, porque o problema é muito maior do que isso. Uma boa campanha do Paraguai, Eslováquia surpreendente e, mais surpreendente, a Nova Zelândia sai da Copa sem perder.
Itália
Como já disse, seleção fraca que não foi nenhuma decepção, pois já esperava esse baixo desempenho. Única surpresa foi terminar em último. A verdade é que o futebol italiano há tempos que vive uma crise, com escândalos de corrupção e falta de qualidade das suas equipes, tanto pequenas quanto as gigantes (vide Juventus). O título de 2006 serviu mais para esconder a verdadeira Itália.
Paraguai
Fez uma boa Copa e mostrou que tem muito mais a mostrar. Poderia ter ganho da Itália se jogasse pela vitória e poderia ter ganho da Espanha também (até perdeu penalti quando o jogo estava 0X0). Os paraguaios mostraram ser uma equipe competitiva e chegaram ás quartas, o que pode fazer com que o pensamento da selção fique mais amplo o que pode fazer com que na próxima Copa América ou Copa do Mundo, eles joguem para vencer.
Nova Zelândia
Era pra ser um saco de pancadas e acabou sendo uma surpresa. Se tivesse pelo menos um jogador de nível internacional na equipe kiwi era possível sim a classificação. Apesar desse bom desempenho, não acredito que o futebol neozelandês evolua muito, o país ainda não tem um campeonato profissional e fica na Ocenia, o que faz com que não enfrente adversários mais fortes.
Eslováquia
Fez um excelente jogo contra a Itália, e só. A Eslováqui até que fez uma boa Copa, mas vai ficar marcada mesmo por vencer e despachar a então atual campeã do mundo. Não tem um time lá tão talentoso e duvido que venha para o Brasil, mas em todo o caso honrou a tradição da Tchecoslováquia.
Em breve os últimos dois grupos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário