terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Organizadas=Violência≠Futebol


O que isso tem a ver com futebol?

Para que servem as torcidas organizadas? Se alguém souber a resposta, por favor, me diga, porque eu não consigo ver nenhuma utilidade para elas. Para que eu preciso ser filiado a uma organização para ser torcedor, não basta para isso torcer? No último domingo, o estádio Couto Pereira, aqui em Curitiba, foi palco de uma verdadeira barbárie. Maus, aliás, péssimos perdedores invadiram o campo do Coritiba para agredir árbitros, jornalistas, jogadores e depois os próprios torcedores, uma cena que eu nunca tinha visto em minha vida, não ao vivo pelo menos, uma cena que fechou de forma vergonhosa os 100 anos de um clube cheio de glórias.

A constituição federal garante a todos o direito de se reunir em grupos, e é claro, apoio isso em 100%, o problema é quando as pessoas se reúnem para fazer algo que não é legal. Quando pessoas se reúnem para roubar um banco, para odiar minorias ou para agredir pessoas é crime. Só uma pessoa muito inocente para achar que as torcidas organizadas se reúnem para torcer, que ficam fazendo reuniões para saber como devem apoiar melhor o time, como cheerleaders futebolísticas. É só você prestar atenção nos gritos de guerra e nas atitudes pré e pós-jogo para você ter noção do porque estas pessoas estão se reunindo.

As torcidas organizadas existem, na minha visão, com um único propósito: odiar e agredir adversários. E estes adversários podem ser qualquer pessoa que se intrometa no caminho deles. Podem ser membros de outras organizadas, policiais, outros torcedores e, no último domingo, árbitros, jornalistas, jogadores e diretores. Essas organizações são sim criminosas e devem sim ser proibidas, ao menos que alguém me responda a pergunta que fiz no começo do texto. Muitos podem dizer que as torcidas fazem ações sociais, mas rebato dizendo que para isso eles não precisam ser torcedores organizados, podem fazer como cidadãos comuns e também rebateria dizendo que isso não cobre os danos causados ao patrimônio público em dias de jogo.

Também há argumentos de que não são todos os membros das organizadas que cometem estes crimes, mas é fato que todos estes crimes foram cometidos por membros de torcidas organizadas. As imagens mostram claramente que TODOS os torcedores que invadiram o campo tinham uniforme da Império, ou seja, eram membros ou eram simpatizantes da organizada. Quando há quebra de ônibus e terminais, também fica evidente que, senão todos, a grande maioria dos vândalos são membros de organizadas. Se for verdade que não são todos os membros que cometem crimes, também é verdade que a grande maioria dos crimes é cometida por membros, e isso pra mim já é motivo suficiente para acabar com estas verdadeiras quadrilhas, que tem como único propósito a violência coletiva.

Posso estar sendo muito inocente agora também. É fato que o futebol é um esporte com muita emoção e adrenalina. Não por acaso é esporte mais popular do mundo. No futebol as emoções estão presentes em cada lance e o objetivo, o gol, raramente é alcançado, o que frustra ainda mais o torcedor. A autoridade perversa, o jogo injusto com aquele que foi melhor assim como na vida, faz com que o esporte seja uma metáfora de nossa realidade e é nesta metáfora que explodimos nossas emoções.

Se não houvessem torcidas organizadas é provável que ainda assim houvesse violência, mas seria muito menos provável. Nunca vi um torcedor comum depredar ônibus, quebrar terminais ou invadir campo, mas como uma professora de história que tive me disse "a massa não pensa". Quando um grupo de pessoas é incitado a algo ela faz o ato sem pensar, como um aplauso, vaias e outras manifestações mais violentas. Agora, se você tem uma parte da torcida que vai ao estádio com o único e exclusivo propósito de incitar a violência ao outro, a chance de um ato de violência acontecer é enormemente maior.

Eu já vi diversas vezes torcidas organizadas irem aos treinos do seu time para cobrar jogadores por melhores resultados, ameaçar e até mesmo chegar a vias de fato, como no caso de Vágner Love no Palmeiras, mas poucas vezes vi estas torcidas irem receber o clube após uma derrota para incentivá-los, como a torcida "normal" do Fluminense fez ou cantar o hino do clube mesmo após uma derrota, como fez a torcida do Celtic, quando cantou "You'll never walk alone" (Você nunca andará sozinho) mesmo com o time perdendo e sendo eliminado da Liga dos Campeões.

É aqui que pergunto de novo, para que serve uma torcida organizada? Torcedores comuns são muito mais apoiadores do que estes bandidos de organizadas. Torcedor tem que torcer independente da situação do clube. Cobrar melhorias nós temos que cobrar das autoridades. Temos que cobrar mais ônibus, melhores condições de saúde e segurança, mais empregos, menos corrupção. Se meu time ir bem ou mal no campeonato não vai mudar em absolutamente nada minha situação financeira ou social, tudo vai ficar igual. A única coisa que uma torcida pode fazer para cobrar o time é não ir ao estádio, mostrando insatisfação, e isso a torcida comum também faz.

Casos em outros países são o que não falta. Itália e Argentina também sofrem com ações de torcidas organizadas (que lá tem outros nomes). Depredações, racismo e enfrentamento com policiais estão entre suas "benfeitorias" a sociedade. Na Inglaterra ainda existem os famosos Holligans, que já causaram muita violência por lá. No entanto, a situação já está bem melhor do que foi anos atrás, graças a ações de repreensão a estes baderneiros. Câmeras nos estádios e punições exemplares foram a fórmula para isso. Punições brandas aqui no Brasil fazem estas ações de violência "valer à pena", já que depois de quebrarem tudo, nada acontece com ninguém. É claro que estas ações de violência não são feitas apenas pela organizada do Coritiba, mas de praticamente todas as organizadas do Brasil, por isso é preciso um planejamento nacional, que já existe e só falta sair do papel.

É preciso que desta vez o Coritiba seja punido de uma maneira exemplar, para que qualquer outro animal que volte a pensar em fazer o que os animais que invadiram o Couto fizeram, se lembrem deste caso. Para mim, o banimento do esporte por um ano ou rebaixamento para a última série nacional (ou quem sabe ambos) seria uma punição interessante. Resta saber o que nossas autoridades irão fazer. Pode-se argumentar que o clube não é responsável pelo ocorrido, mas aí pergunto, quem lucou com a venda de ingressos, patrocínios e verba de TV? Quem estava promovendo o evento? E por que os torcedores tiveram esta atitude, qual a instituição que dá razão aos seus atos? Se o Coritiba for punido, esta ação será banida pela torcida, como ocorreu quando houve perda de mandos de jogo para o clube por ações da torcida que jogava objetos no gramado, hoje quem joga qualquer coisa no campo é logo repreendido por outro torcedor. Se o Coritiba for punido pela ação da minoria de sua torcida, essa minoria será banida e ações como estas não irão se repetir, nem em Curitiba e nem em lugar nenhum.

Agora retorno a pergunta: para que serve as torcidas organizadas? Não dão nenhum benefício á sociedade, pelo contrário, até tiram, destroem os bens públicos. Incitam apenas a violência em seus cânticos e ações. Não servem sequer para torcer, pois fazem isso muito mal, visto que cobram mais do que incentivam. Resumindo: as torcidas organizadas não servem para absolutamente nada, por isso devem sim ser banidas e consideradas quadrilhas como de fato são.

É de extrema importância que esta barbárie seja punida exemplarmente. Isso faria um bem para a sociedade, já que veria que estas ações não serão admitidas no futuro; fará um bem para o futebol, que poderá existir de forma pacífica e fará bem ao torcedor comum, que poderá ir ao estádio sem medo de sofrer com a violência. Sou paranista, e não estou dizendo para punirem o Coritiba por rivalidade, mas sim por ver o benefício para todos (inclusive para os/as coxas) com esta punição. O futebol é o melhor e mais emocionante esporte que existe, mas deve ser encarado como ele é, como um esporte, um espetáculo, ou seja, vá ao campo como quem vai ao cinema, ao teatro ou a um show. Futebol não combina com violência e nem com torcidas organizadas.

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Que venha a Copa!!! - Análise dos Grupos G e H


Zakumi, a mascote da Copa

Grupo G
Brasil, Coréia do Norte, Costa do Marfim e Portugal

O grupo do Brasil é quase um grupo da morte, se não fosse pelos norte-coreanos. Costa do Marfim e Portugal devem lutar pela segunda vaga, já que não deve ser tão difícil para o Brasil assegurar uma vaga pelo menos. O páreo vai ser duro e prometem bons jogos.

Brasil

Pontos fracos
A pressão da mídia, da torcida e dos próprios jogadores, pode levar a seleção a perder a concentração em jogos importantes. Além disso, é visto que o Brasil perde a cabeça quando leva o primeiro gol, lição que foi aprendida, pelo menos aparentemente, na final da Copa das Confederações. Outro fator negativo é a idéia de que a seleção precisa de determinados jogadores é preciso confiar nos substitutos

Pontos fortes
É o Brasil, é pentacampeão e ganhou tudo nos últimos anos. Tem uma ótima equipe, que pode melhorar ainda. É um grupo sem estrelismo e sem grandes astros. Mesmo aqueles que são mais badalados, como Kaká e Luís Fabiano, não tem privilégios. É um grupo com uma grande habiliadade e que estão jogando juntos há um bom tempo, tem tudo para ir longe.

Coréia do Norte

Pontos fracos
É o pior time da Copa do Mundo, segundo o ranking da FIFA. Seleção fraquíssima que deve ser saco de pancadas do grupo e que deverá proporcionar a maior goleada do torneio.

Pontos fortes
Para os jogadores a chance de sair do regime comunista e irem curtir um pouco a vida.

Costa do Marfim

Pontos fracos
Pouca experiência em Copas do Mundo pode atrapalhar os marfinenses. Situação política do país também é delicada e pode tirar a concentração e o foco dos jogadores no torneio.

Pontos fortes
É uma das melhores seleções africanas da atualidade. Conta com excelentes jogadores que são destaques nas grandes ligas européias, quase todos os grandes clubes tem pelo menos um jogador marfinense. Além disso contam com um dos melhores atacantes do mundo no momento, Didier Drogba, que vive ótima fase.

Portugal

Pontos fracos
Teve que ir a repescagem para se classificar, depois de ter corrido o risco de ficar de fora do mundial. A equipe já não é tão boa como foi em anos passados.

Pontos fortes
Tem Cristiano Ronaldo em seu elenco, atualmente o melhor do mundo. Se conseguir controlar seu gênio, pode ser o jogador que desiquilibrará para Portugal, podendo fazer com que a seleção se classifique.


Conclusão
O Brasil só não passa de fase e vai até a final se deixar a arrogância o dominar, coisa que o técnico Dunga parece não deixar permitir. É preciso ter humildade e saber a hora certa de fazer espetáculo e a hora de jogar sério. Se conseguirem aliar boa técnica com inteligência, podem ser uma das melhores seleções da história das copas.

Coréia do Norte virá apenas para que todos no grupo tenham uma vitória. Não será oponente a nenhuma das outras seleções do grupo e deverá apenas participar. Fez história em 66 quando elimiou a Itália e chegou as quartas, sendo eliminada por Portugal, mas lá se vão 43 anos. Hoje eles são rápidos, mas só isso.

A Costa do Marfim vem com apetite e time para ser uma das candidatas ao título. Tem grandes nomes em seu elenco e conta com Drogba, que vive um de seus melhores momentos. Se conseguir extrair o máximo de seus jogadores pode tirar a vaga de Portugal e quem sabe até do Brasil.

Se caísse em um grupo mais fácil poderia até sonhar em chegar mais longe, mas no grupo que caiu, Portugal deve se considerar feliz se conseguir passar de fase. Apesar de Cristiano Ronaldo, a equipe não vem fazendo boas atuações, chegando até a ter sido goleada pelo Brasil em 2008.

Palpite de classificados: Brasil(1º) e Costa do Marfim(2º)


Grupo H
Espanha, Suíça, Honduras e Chile

Grupo fácil para a Espanha, que sonha com a Copa há anos e desta vez tem time pra vencer. Se o Chile não dormir no ponto, pode passar de fase. Suíça é a outra postulante a classificação e Honduras é a zebra.

Espanha

Pontos fracos
Já é tradição: Em Copa do Mundo a Espanha sempre se dá mal. A fúria tem um bom time, é verdade, mas há anos é falado isso e sempre quando chega na hora de decidir a seleção entra em pane e perde. A atual campeã da Euro espera nesta Copa quebrar sua tradição maldita, mas a julgar pela Copa das Confederações...

Ponto fortes
Tem o melhor meio de campo do mundo, com Xavi, Marcos Senna, Xabi Alonso e Fabragas, além de outro nomes importante. Também conta com Fernando Torres no ataque e com uma boa defesa. Tem um excelente time, que só perdeu nos últimos jogos para os Estados Unidos.

Suíça

Pontos fracos
É uma seleção média. Na última Copa não levou nenhum gol, mas fez poucos também. Não tem nenhum jogador de grande destaque e tem pouca, quase nenhuma, tradição em copas.

Pontos fortes
Garantiu classificação direto para a Copa e vai para a sua segunda competição seguida. Fora isso, como já disse, é um time médio.

Honduras

Pontos fracos
O país vive situação complicada e ainda indefinida. Não tem um bom time, com grande dependência de seu atacante Carlos Pavón, que convenhamos, não é nenhum craque

Pontos fortes
Já está feliz em estar na Copa, então vem sem nenhum compromisso, o que pode ajudar, já que não pegou um grupo muito difícil.

Chile

Pontos fracos
Tem pouca tradição em Copas e quando enfrenta grandes seleções não consegue vencer. Além disso, seu técnico, Marcelo Bielsa, tem o costume de atacar de forma irresponsável, deixando a defesa aberta.

Pontos fortes
É um time bem montado e com alguns bons jogadores. Tem tudo para passar de fase. Ficou em segundo lugar nas eliminatórias sulamericanas e vem crescendo ano a ano, pode até sureender na África do Sul.


Conclusão
A Espanha passa de fase, mas a julgar pelo seu retrospecto fica por aí mesmo. Tem uma das melhores equipes do mundo, com um meio de campo excepcional, mas tem o costume de parar nas oitavas ou quartas.

A Suíça vai lutar com o Chile para decidir a segunda vaga e nessa briga pode acabar sobrando para Honduras, que é franco-atirador. O fato é que o Chile só não se classifica se não quiser, tem mais time que Suíça ou Honduras.

Palpite de classificação: Espanha(1º) e Chile(2º)

Que venha a Copa!!! - Análise dos Grupos E e F

Grupo E
Holanda, Dinamarca, Japão e Camarões

Grupo complicado. A sempre favorita, nunca campeã Holanda é cabeça de chave deste grupo que conta com seleções "chatas". Japão e Dinamarca prometem ser coadjuvantes, mas se Camarões bobear pode perder a vaga das oitavas para eles.

Holanda

Pontos fracos
A eterna fama de "amarelar". A laranja mecânica já não existe mais, e essa nova geração não tem nada de excepcional. É claro que é uma das melhores seleções do mundo, mas quando comparada a outras seleções excelentes da Holanda que fracassaram há uma grande diferença. Se essas boas seleções fracassaram é de se pensar que com essa não será diferente.

Pontos fortes
Tem uma das melhores seleções no momento. Se classificou com antecedência e sem dificuldades (apesar de pegar um grupo fácil). Tem grandes nomes do cenário europeu em seu elenco e espera-se que passe de fase sem problemas.

Dinamarca

Pontos fracos
A seleção escandinava não tem um bom elenco. Tem um time com potencial de se classificar a Copa, mas não para passar de fase. Apesar de ter deixado Portugal na repescagem e ter eliminado a Suécia, seu sucesso foi muito mais resultado da ineficiência de seus adversários que de seu mérito.

Pontos fortes
Foi a poucas Copas do Mundo mas quando foi sempre causou boa impressão, passando para fases de mata-mata. Não tem um time forte, mas também não é fraco, pode passar de fase mas só se Camarões quiser.

Japão

Pontos fracos
Em anos passados o Japão até tinha um time que poderia ser classificado como "chato", mas hoje nem isso a seleção nipônica é. Sem revelar bons jogadores, a seleção parou no tempo e não tem grandes destaques. Se classificou por conta de estar em um continente sem tradição futebolísitica.

Pontos fortes
Difícil achar um, o Japão se classificou para as três últimas copas, e só passou de fase na que ele sediou, em 2002. Sem destaques.

Camarões

Pontos fracos
Tem uma dependência excessiva de Samuel Eto'o. O craque do país parece levar o time nas costas, mas assume o papel bem. Falta também ao time vontade e confiança de acreditar que podem se sair bem em Copas.

Pontos fortes
Samuel Eto'o. O melhor jogador do time pode fazer na África do Sul a Copa de sua vida e colocá-lo como um dos maiores jogadores de todos os tempos. Habilidade e vontade pra isso é o que não falta, mas pra isso é preciso que o resto do time também se dedique.


Conclusão
A Holanda é uma das classificadas sem dúvida. Apesar de que nos últimos anos os jogadores holandeses não tenham se destacado tanto, a renovação promovida na última Copa chega a "maturidade" e tem esta Copa como a chance ce mostrar que tem potencial e podem vencer uma Copa. Difícil de acreditar, já que nem Cruyff e nem Gullit conseguiram.

A Dinamarca e o Japão vieram a passeio. Não devem ser grandes oponentes para a Holanda e, se Eto'o jogar o que sabe, também devem perder para Camarões. É fato que historicamente a Dinamarca se sai bem em Copas do Mundo, mas desta vez acho que não será o caso. Já o Japão, é fato que sempre vem a passeio.

Apesar da dependência de Eto'o, Camarões é um dos favoritos a passar de fase nesse grupo. Já vimos muitos jogadores levarem o time nas costas e ganharem Copas. É um time bom que pode sim ir longe na competição.

Palpites de classificados: Holanda(1º) e Camarões(2º)


Grupo F
Itália, Paraguai, Nova Zelândia e Eslováquia

Grupo fácil para Itália e Paraguai. Se o Paraguai resolver jogar na Copa o que joga nas eliminatórias, e principalmente contra Brasil e Argentina, pode até superar a Itália e terminar em primeiro lugar. Nova Zelândia e Eslováquia só cumprem tabela.

Itália

Pontos fracos
A atual campeã mundial não tem uma boa seleção e tem um grande problema: a idade de seus jogadores. Sem revelar bons jogadores há tempos, a azzura tem uma média de idade alta, e muitos jogadores que estavam em campo em 2006, além de não ter conseguido passar da primeira fase na Copa das Confederações.

Pontos fortes
Vamos ser sinceros, a Itália nunca teve um bom time. Na última Copa passou de fase por pegar um grupo fácil, além de pegar adversários fracos nas oitavas e quartas. Só teve que jogar mesmo contra Alemanha e França, e nas duas partidas não venceu no tempo normal. O que poderia ser ponto fraco, vira forte, já que conta com a sorte para chegar aos títulos, porque se fosse depender de time...

Paraguai

Pontos fracos
Mania de "amarelar" em mundiais. O Paraguai sempre faz boas campanhas nas eliminatórias, e quando chaga ao mundial "pipoca". Uma força misteriosa parece tomar conta do time quando joga com Brasil e Argentina, mas essa mesma força vai embora quando joga com um europeu. Se não conseguir contornar isso, é capaz de até ficar no meio do caminho.

Pontos fortes
Tem um time bom, apesar de ja ter tido melhores. Tem no ataque seu melhor setor, com craques como Santa Cruz, Cardozo e Cabañas. O time como um todo joga muito bem e tem tudo para ir bem na Copa 2010.

Nova Zelândia

Pontos fracos
Vem de uma região com um futebol extremamente fraco, além da própria seleção ser fraca. Nâo há muito o que dizer, veio apenas para visitar a África do Sul.

Pontos fortes
Não há, a não ser o fato de ser um franco-atirador.

Eslováquia

Pontos fracos
É uma seleção estreante, apesar de já ter jogado como Tchecoslováquia, quando era um país só com a República Tcheca, mas o espólio da antiga seleção ficou com o vizinho. Não tem um bom time e provavelmente não deve oferecer resistência a italianos e paraguaios.

Pontos fortes
Apenas o fato de ter sido parte integrante da antiga Tchecoslováquia, que já foi vice-campeã do mundo.


Conclusão
Mais uma vez a Itália pega um grupo fácil e deve passar de fase. Mas, baseado no que aconteceu na última Copa das Confederações, pode perder o primeiro lugar para o Paraguai e aí cair nas oitavas.

Se o Paraguai quiser, pode até bater a Itália e se classificar em primeiro é só ter vontade de vencer e jogar como joga contra os sulamericanos. Tem time, vem criando uma tradição, copa a copa, e tem competência suficiente para isso. Agora, se vai ir mais longe, aí é outra história.

Nova Zelândia e Eslováquia vão para a África do Sul apenas pela experiência. Ao menos que uma zebra muito grande ocorra, ficaram pelo caminho. Não tem bons times, apesar da Eslováquia ter feito parte da Tchecoslováquia, mas não creio que repetirá os feitos que sua antiga alcunha alcançou.

Palpite de classificados: Paraguai(1º) e Itália(2º)

Que venha a Copa!!! - Análise dos Grupos C e D

Grupo C
Inglaterra, Estados Unidos, Argélia e Eslovênia

Grupo fácil para a Inglaterra. Só os Estados Unidos deve ser um adversário mais complicado, de resto, caminho fácil para o english team. Os Estados Unidos se deu bem também. Vice-campeão da Copa das Confederações, os americanos devem passar de fase.

Inglaterra

Pontos fracos
Sempre tem um time bom, nunca consegue nada. A Inglaterra nunca venceu uma Euro e só chegou as semis da Copa em duas oportunidades, em 66, quando foi campeã, e em 90. Além disso, a Inglaterra ficou fora da última Euro, apesar de já ter superado isso. Seu retrospecto ruim parece ser o único ponto negativo dos ingleses, além do fato de nunca uma seleção européia ter vencido fora da Europa.

Pontos fortes
Tem uma seleção com jogadores de altíssimo nível e um excelente técnico, Fábio Capello. É difícil imaginar essa seleção fora das fases de mata-mata da Copa, além de ser uma das favoritas. Os ingleses também levam vantagem em seu grupo e no momento que o futebol inglês vive, com seus clubes se destacando na Europa.

Estados Unidos

Pontos fracos
O principal ponto fraco do país é o próprio país. Os Estados Unidos é um dos poucos países onde o futebol não é um esporte popular, se fosse, provavelmente o país seria um dos candidatos ao título. Estrutura e potenciais jogadores é o que não falta, o que falta é este potenciais jogadores treinarem para isso e fazer com que as competição futebolísticas sejam melhor desenvolvidas. Com o time de hoje é difícil sonhar com mais do que uma segunda fase.

Ponto fortes
É atual vice-campeão da Copa das Confederações e vem se destacando nos últimos anos, tanto a seleção quanto jogadores. O esporte está crescendo no país e esta geração parece estar se interessando mais pelo esporte. É fato que o time é competitivo e tem uma defesa sólida além de ter bons atacantes, falta um meio de campo de qualidade.

Argélia

Pontos fracos
Assim como a França vem de uma classificação problemática, não pelo erro de um juiz, mas pela violência fora de campo. A seleção argelina só participou de um mundial, em 1982. Sem tradição, a equipe vem só para participar e ganhar experiência.

Pontos fortes
O que posso dizer? Além do fato de ter eliminado o maior campeão africano, Egito, e de ser o país dos pais de Zinedine Zidane, não há muito o que dizer sobre o país quando o assunto é futebol. Venceu uma Copa das Nações Africanas em 90 e só. Tem alguns bons jogadores atuando em clubes europeus, mas nenhum com grande destaque.

Eslovênia

Pontos fracos
Apesar de ter eliminado a Rússia de Gus Hiddink, a seleção eslovena é fraca, a mais fraca deste grupo e uma das mais fracas que estão na Copa. Não há muito o que se dizer sobre a Eslovênia, a não ser que veio só para participar.

Pontos fortes
Têm algum? Se você souber por favor me diga.

Conclusão
A Inglaterra passa sem muitas dificuldades. Com vários jogadores de destaque internacional, a seleção inglesa não tem fortes oponentes na primeira fase e deve passar de fase. No entanto, sua continuação na competição é mais complicada. O retrospecto não é bom e a história conta que Inglaterra e copa não combinam.

Pelo grupo os Estados Unidos passa, mas para ir mais longe a situação se complica. A seleção não é forte. Teve sorte de pegar um grupo fácil, e talvez possa repetir o feito de 2002 e chegar as quartas, mas repetir sua melhor atuação, quando chegou as semis na primeira Copa do Mundo em 30, é muito difícil.

Argélia e Eslovênia vem apenas para participar. Ao menos que uma zebra gigantesca aconteça as duas seleções ficam pelo caminho na primeira fase e acumulam experiência. É a segunda Copa das duas seleções.

Palpite de classificados: Inglaterra(1º) e Estados Unidos(2º)


Grupo D
Alemanha, Austrália, Sérvia e Gana
Este grupo é uma incognita pra mim. Apesar de achar que Alemnha e Gana passam, a Sérvia se mostrou um seleção difícil de encarar e que talvez dê trabalho. Já a Austrália veio só pra competir.

Alemanha

Pontos fracos
Seu campeonato nacional. Nos últimos anos os clubes alemães não tem sido destaque nas competições continentais, tendo perdido lugar para clubes franceses e ucranianos. Com um campeonato fraco, as equipes não se desenvolvem bem e consequentemente os jogadores não se desenvolvem. A seleção tem excelente jogadores, mas poderiam ser melhor, visto que grande parte joga na Bundesliga que nos últimos anos não vem tendo um bom nível técnico.

Pontos fortes
A seleção nacional. Em contraste com os clubes, a seleção vem conseguindo ótimos resultados. Foi vice-campeã da Euro e chegou as semis das duas últimas copas. O time é muito forte e conta com ótimos jogadores. A tricampeã mundial tem time para ir longe na Copa além de ter tradição.

Austrália

Pontos fracos
A Austrália jogou durante anos na Oceania, o que prejudicou o time , pois só enfrentava adversários fracos, não conseguindo se desenvolver. Mudou pra Ásia e se viu em um continente não muito diferente. São poucos adversários com nível de dificuldade médio e nenhum difícil. O futebol no país é pouco desenvolvido também, o que atrapalha o país. Uma das principais potências olímpicas, a Austrália ainda está longe (muito longe) de ser potência no futebol.

Pontos fortes
Tem um time bom. Alguns jogadores jogam na Europa há muitos anos, ou seja, tem experiência contra seus adversários. Fora isso é difícil achar pontos fortes na seleção australiana.

Sérvia

Pontos fracos
Na última Copa a seleção veio com o nome de Sérvia e Montenegro, país que já não existia na abertura do mundial, passou vexame. Quatro anos depois, a Sérvia vai a Copa pela primeira vez com esse nome e espera ser a herdeira da Iuguslávia, mas não é. Após anos de guerras, a seleção ainda tenta reencontra uma identidade. O time também não tem um bom meio de campo, o que poderia ser facilmente solucionado com a convocação de Dejan Petkovis, mas o preconceito em convocar um jogador que atua no Brasil é maior que a vontade de contar com um dos melhores meias da atualidade, melhor para alemães e ganeses.

Pontos fortes
Deixou a França na repescagem e mostrou-se um adversário difícil. Tem uma boa seleção, mas com muitos veteranos. Tem uma equipe forte e competitiva, que pode dar trabalho a alemães e ganeses. Se bobear pode até passar de fase.

Gana

Pontos fracos
É apenas a sua segunda Copa, apesar de ser uma das seleções africanas mais vencedoras. A falta de tradição em copas pode ser prejudicial, como já foi na Copa de 2006. No último mundial, a seleção mostrou que falta muita pontaria e experiência. Perdeu para Itália por bobeira, ganhou da República Tcheca de 2X0 apesar de ter chutado dezenas de vezes ao gol e não conseguiu marcar no Brasil apesar de ter tentaod várias vezes. É bom treinar a pontaria dos atacantes se quiserem algo.

Pontos fortes
A falta de tradição em Copas sobra em mundiais de base. A atual campeão mundial Sub-20, tem muita tradição em torneios juvenis. Falta para passar a experiência juvenil aos mais velhos. Tem um time forte e competitivo, com nomes de destaque como Michael Essien e se melhorar a pontaria pode dar trabalho na Copa.

Conclusão
A Alemanha deve passar de fase, mas não é uma seleção dos sonhos. É uma ótima seleção, mas que ainda tem muitos defeitos. Foi campeã em 90, chegou ás quartas em 94e 98 e as semis em 2002 e 2006, é uma seleção de tradição e com vontade de chegar ao mesmo número de títulos da Itália e encostar no Brasil.

A Austrália deve ficar no caminho. Com um grupo difícil, os australianos vão acabar sendo saco de pancadas dos oponentes. Talvez em copas futuras os socceros estejam melhor preparados para sonharem com mais do que as oitavas que conseguiram na última Copa, porque em 2010, vão ficar pelo caminho.

A Sérvia tem uma boa seleção com jogadores talentosos, mas não acho que passe de fase, mas se passar não será zebra nenhuma. Tenta se recolocar no cenário internacional do futebol, já que fazia parte da antiga Iuguslávia, e viu seu antigo membro, Croácia, se destacando em copas anteriores. Quem sabe a Sérvia de 2010 seja a Croácia de 98?

Gana tem time para passar de fase e ir até mais longe, torcida para isso é o que não vai faltar, já que os africanos querem ver uma seleção da "casa" levando o caneco. Se o técnico conseguir colocar na cabeça dos jogadores que eles podem vencer a Copa, não é difícil crer que eles vençam.

Palpite de classificados: Gana(1º) e Alemanha(2º)

Que venha a Copa!!! - Análise dos Grupos A e B


Símbolo oficial da Copa do Mundo 2010

Sairam os grupos da Copa do Mundo de 2010. Em cerimônia realizada na capital legislativa da África do Sul, Cidade do Cabo, as 32 seleções que vão estar presentes na próxima Copa tiveram seus destinos traçados. A festividade contou com celebridades locais e do continente africano, sendo a principal delas a atriz sul-africana Charlize Theron, que foi a apresentadora do sorteio. Segue aqui uma análise minha sobre cada um dos grupos e meus palpites. É claro que até a bola começar a rolar no continente negro, muitas mudanças vão acontecer. jogadores vão se destacar outros vão cair de produção o que mudará e muito os palpites. Bom, agora com os grupos definidos, façam suas apostas, aí vai as minhas:

Grupo A
África do Sul, México, Uruguai e França

A anfitriã não vai ter vida fácil na primeira fase. Em seu grupo cairam dois campeões mundiais (Uruguai em 30 e 50 e França em 98) e um campeão da Copa das Confederações (México). A chave não é nada favorável para a África do Sul que esperava pegar uma chave fácil para conseguir ir a segunda fácil e a partir dali embalar com o apoio da torcida, com esse grupo fica difícil.

África do Sul

Pontos fracos
A seleção sul-africana não tem estado bem. Não consegue vitórias importantes e a seleção não empolga a sua torcida. A equipe não conta com grandes nomes. Seu melhor jogador, Steven Pienaar, ainda não se mostrou capaz de poder levar o times nas costas e ser decisivo. O técnico, Carlos Alberto Parreira, apesar de ser experiente e vencedor em copas do mundo, não parece ser o fiel que desiquilibrará a balança para os bafana-bafana.

Pontos fortes
Além da óbvia vantagem de jogar a Copa em casa em um país que vê nesta competição uma chance de unir o país e apagar para sempre as feridas de décadas de lutas, a seleção sul-africana mostrou na Copa das Confedrações que pode sim ser um time competitivo. Quando enfrentou Brasil e Espanha, os bafana-bafana foram adversários difíceis e com vontade de vencer, basta agora que façam isso em todos os jogos da Copa e que principalmente vençam.

México

Pontos fracos
O México é uma incognita. Por diversas vezes foi a competições com a alcunha de favorito e não conseguiu nada. Na última copa chegou até a ser cabeça de chave, mas só conseguiu chegar ás oitavas como segundo colocado. Falta ao México, uma das seleções que mais participou de copas na história (apesar de não ter ganhado nenhuma), chegar com vontade de ganhar e com time para isso. Faltam bons jogadores de nível mundial para que a equipe entre em campo como favorita, hoje é apenas uma seleção "chata".

Pontos fortes
Como já disse antes, é uma das seleções que mais foram a copas do mundo, ou seja, experiência é o que não falta. Sofreu no começo das eliminatórias da Concacaf mas no final mostrou bom futebol e se recuperou, porém não muito. O futebol mexicano cresceu muito nos anos 2000, com jogadores atuando na Europa e com seus clubes se destacando em competições continentais, talvez essa seja a hora do amadurecimento desta geração.

Uruguai

Pontos fracos
Não ganha nada há anos. A última coisa que me lembro do Uruguai ter ganhado nos últimos anos foi uma Copa América em 1995, depois disso, só fracassos. A celeste olímpica, bicampeã mundial há tempos não demonstra seu bom futebol, em termos de seleção ou clubes. Sequer as seleções de base se destacam. O time é extremamente dependente do atacante Diego Forlán, e sem ele simplesmente não joga. O Uruguai já foi uma seleção forte, hoje é muito mais tradição que força.

Pontos fortes
Difícil de achar. Os jogadores uruguaios sempre tiveram boa técnica, mas nos últimos anos só isso não tem bastado. A tradição de ganhar títulos parace ter parado no tempo. Seria muito legal ver o Uruguai de volta ao topo, ganhando títulos e tudo mais. Só tradição não ganha jogo, mas ajuda um bocado e talvez ajude a celeste.

França

Pontos fracos
A sua classificação foi sofrida e suspeita. Ir a uma Copa do Mundo com uma sensação de estar ali de forma desonesta dever ser um sentimento terrível, para jogadores e torcedores. Além de ser polêmica, a classificação francesa foi sofrida, acontecendo somente nos playoffs, ou seja, a seleção não está tão forte.

Pontos fortes
Consegiu formar vários jogadores nos últimos anos, alguns bons, outros nem tanto, mas o fato é que há um grande número de possibilidades para o ténico francês Raymound Domenech escalar. Com nomes como Henry, Ribery, Vieira, Benzema e Evra, a seleção tem time para ir longe, resta este time acreditar nisso.

Conclusão
Seria muito bom que a África do Sul pasasse para a próxima fase. Seria excelente para o país e para o continente como um todo, quanto mais africanos nas oitavas, melhor. Todo o país está em festa e apreensivo com essa possibilidade, podendo significar um novo capítulo na sofrida história do país, a exemplo do que aconteceu com o Rugbi na décade de 90. Por tudo isso, acho que digo mais com a emoção que com a razão, acho que a África do Sul passa para a próxima fase.

O México é uma seleção complicada. Apesar de nos últimos anos ter evoluido e muito no futebol, nos últimos dois anos esse crescimento parou. Houve uma estagnição de jogadores e dos clubes, parece que chegou ao seu limite. Por isso acho que esta geração não é a melhor para se sair bem em uma Copa, acredito que os mexicanos terão de esperar mais uns quatro anos, não passa de fase.

Queria muito que o Uruguai fosse bem na Copa, queria mesmo. É bom que um campeão do mundo volte a jogar em nível mundial, principalmente para concorrer com os europeus, mas a realidade é outra. Há anos que o Uruguai não produz grandes nomes e nem grandes times, por isso acredito que fica na primeira fase, a não ser que a África do Sul não consiga usar a torcida ao seu favor.

Apesar de tudo, a França deve passar de fase. É um time competitivo e digo que até favorito a vencer a competição. A história mostra que times que passam sufoco nas eliminatórias, acabam se dando bem na Copa. Se conseguirem esquecer as polêmicas ligadas a sua classificação e jogarem como um time com vontade de vencer, passam para as oitavas.

Palpite de classificados: França(1º) e África do Sul(2º)


Grupo B
Argentina, Nigéria, Coréia do Sul e Grécia

Os hermanos pegaram um grupo complicado. Considerando seu técnico e suas últimas atuações, podemos dizer que a Argentina vai ter trabalho para passar de fase. Os argentinos acham que já passaram de fase, mas alguém duvida que eles falariam isso independente do grupo que fosse.

Argentina

Pontos fracos
Seu técnico é o principal. Diego Maradona foi um excelente jogador, mas como ténico seu desempenho é sofrível. Quase levou a alvi-celeste a jogar uma repescagem contra a Costa Rica e esteve inclusive com risco de sequer ir a repescagem. Apesar de ser a atual bicampeã olímpica, a seleção principal não está honrando a tradição argentina.

Pontos fortes
É a Argentina. Só isso já bastava, mas tem mais. Nas últimas copas a Argentina sempre ia como grande favorita, passando muito bem pelas eliminatórias e não conseguiu nada. Já para essa Copa vem desacreditada e, como disse antes, a história mostra que estas seleções vão bem em copas. Resta esperar pra ver.

Nigéria

Pontos fracos
A Nigéria é a eterna promessa. Tinha uma fantástica seleção em 94,98 e 2002, mas não consegiu muita coisa. Em 94 perdeu para a Itália, nas oitavas, na prorrogação, depois de estar vencendo. Em 98, foi eliminada pela Dinamarca, quando tinha uma das melhores seleções daquela Copa. Em 2002, ficou na primeira fase, junto com a Argentina (algum sinal?). A seleção de hoje não é tão brilhante quanto a das copas anteriores e nem sua seleção e nem seus jogadores vem se destacando.

Pontos fortes
É uma seleção forte, apesar de não ter ganhado muitos títulos. Tem bom retrospecto em copas, e agora que o maior evento esportivo do mundo será na África, é possível que isso motive os jogadores a dar o seu melhor em campo, habilidade para isso eles tem, resta saber se eles irão mostrar isso em campo.

Coréia do Sul

Pontos fracos
É outra promessa. Vai ao seu sétimo mundial seguido e já consegiu chegar as semis quando sediou o torneio. Fora 2002, não fez participações marcantes. É sempre classificada também como uma seleção "chata" mas não difícil. Ainda falta mais jogadores de nível mundial e mais títulos para a equipe ser reconhecida.

Pontos fortes
Difícil dizer. Na copa da Ásia era seu técnico, hoje talvez seja apenas o fato de ser uma das melhores seleções do continente asiático. Tem uma seleção bem montada e com alguns bons jogadores, mas só. Talvez possa acontecer uma surpresa, vencendo jogos inesperados, tem time pra ser zebra, mas nada mais.

Grécia

Pontos fracos
Rivaliza com a Coréia do Sul pra saber quem é mais fraca. A única diferença é que é européia e por isson joga com equipes mais fortes, fora isso não tem nada de especial. É uma equipe muito retranqueira e que aposta no cansaço do adversário e nos contra-ataques.

Pontos fortes
Trouxe o técnico que venceu a Euro de 2000 de volta. Tem um sistema defensivo eficiente, mas vai ser difícl aguentar os atacantes argentinos e a velocidade nigeriana. O grande trunfo talvez seja a Euro mesmo. Os jogadores e torcedores devem pensar "se ganhamos a Euro, porque não podemos chegar longe na Copa?"

Conclusão
A Argentina não está bem e seu técnico, por suas atitudes e seu trabalho pífio, não merecia passar de fase, mas tem um dos melhores times do mundo. Escalar a Argentina não é tarefa das mais difíceis e passar para as oitavas também não. Passa para a próxima fase, mas não sei se com tranquilidade.

Esta seleção não é uma das melhores da Nigéria, mas é suficiente para esse grupo. Se a equipe jogar com vontade e usar toda a habilidade que tem, não será tão difícil passar de fase. É bom lembrar também que a Nigéria foi vice do Mundial Sub-20 e esses jogadores terão 18 anos em 2010. Pode ser que alguns deles se destaquem nos próximos meses fortalecendo ainda mais a equipe.

A Coréia do Sul fica. Como disse, tem time pra ser zebra. Vamos combinar que as zebras não são tão zebras assim. Quando olhamos bem vemos que elas até que tinham jogadores com potencial, e esse é o caso da Coréia do Sul. No país da zebra pode ser que ela se dê bem, mas eu não acredito.

A Grécia deve ser eliminada já na primeira fase. Até tem time pra ser zebra, mas, por incrível que pareça, acho mais difícil de ser do que a Coréia do Sul. Se passar será uma verdadeira zebra, isso é claro contando que Argentina e Nigéria joguem o que sabem. Se a retranca funcionar podem passar, mas acho que fica.

Palpite de classificados: Argentina(1ª) e Nigéria(2ª)