terça-feira, 8 de dezembro de 2009
Organizadas=Violência≠Futebol
O que isso tem a ver com futebol?
Para que servem as torcidas organizadas? Se alguém souber a resposta, por favor, me diga, porque eu não consigo ver nenhuma utilidade para elas. Para que eu preciso ser filiado a uma organização para ser torcedor, não basta para isso torcer? No último domingo, o estádio Couto Pereira, aqui em Curitiba, foi palco de uma verdadeira barbárie. Maus, aliás, péssimos perdedores invadiram o campo do Coritiba para agredir árbitros, jornalistas, jogadores e depois os próprios torcedores, uma cena que eu nunca tinha visto em minha vida, não ao vivo pelo menos, uma cena que fechou de forma vergonhosa os 100 anos de um clube cheio de glórias.
A constituição federal garante a todos o direito de se reunir em grupos, e é claro, apoio isso em 100%, o problema é quando as pessoas se reúnem para fazer algo que não é legal. Quando pessoas se reúnem para roubar um banco, para odiar minorias ou para agredir pessoas é crime. Só uma pessoa muito inocente para achar que as torcidas organizadas se reúnem para torcer, que ficam fazendo reuniões para saber como devem apoiar melhor o time, como cheerleaders futebolísticas. É só você prestar atenção nos gritos de guerra e nas atitudes pré e pós-jogo para você ter noção do porque estas pessoas estão se reunindo.
As torcidas organizadas existem, na minha visão, com um único propósito: odiar e agredir adversários. E estes adversários podem ser qualquer pessoa que se intrometa no caminho deles. Podem ser membros de outras organizadas, policiais, outros torcedores e, no último domingo, árbitros, jornalistas, jogadores e diretores. Essas organizações são sim criminosas e devem sim ser proibidas, ao menos que alguém me responda a pergunta que fiz no começo do texto. Muitos podem dizer que as torcidas fazem ações sociais, mas rebato dizendo que para isso eles não precisam ser torcedores organizados, podem fazer como cidadãos comuns e também rebateria dizendo que isso não cobre os danos causados ao patrimônio público em dias de jogo.
Também há argumentos de que não são todos os membros das organizadas que cometem estes crimes, mas é fato que todos estes crimes foram cometidos por membros de torcidas organizadas. As imagens mostram claramente que TODOS os torcedores que invadiram o campo tinham uniforme da Império, ou seja, eram membros ou eram simpatizantes da organizada. Quando há quebra de ônibus e terminais, também fica evidente que, senão todos, a grande maioria dos vândalos são membros de organizadas. Se for verdade que não são todos os membros que cometem crimes, também é verdade que a grande maioria dos crimes é cometida por membros, e isso pra mim já é motivo suficiente para acabar com estas verdadeiras quadrilhas, que tem como único propósito a violência coletiva.
Posso estar sendo muito inocente agora também. É fato que o futebol é um esporte com muita emoção e adrenalina. Não por acaso é esporte mais popular do mundo. No futebol as emoções estão presentes em cada lance e o objetivo, o gol, raramente é alcançado, o que frustra ainda mais o torcedor. A autoridade perversa, o jogo injusto com aquele que foi melhor assim como na vida, faz com que o esporte seja uma metáfora de nossa realidade e é nesta metáfora que explodimos nossas emoções.
Se não houvessem torcidas organizadas é provável que ainda assim houvesse violência, mas seria muito menos provável. Nunca vi um torcedor comum depredar ônibus, quebrar terminais ou invadir campo, mas como uma professora de história que tive me disse "a massa não pensa". Quando um grupo de pessoas é incitado a algo ela faz o ato sem pensar, como um aplauso, vaias e outras manifestações mais violentas. Agora, se você tem uma parte da torcida que vai ao estádio com o único e exclusivo propósito de incitar a violência ao outro, a chance de um ato de violência acontecer é enormemente maior.
Eu já vi diversas vezes torcidas organizadas irem aos treinos do seu time para cobrar jogadores por melhores resultados, ameaçar e até mesmo chegar a vias de fato, como no caso de Vágner Love no Palmeiras, mas poucas vezes vi estas torcidas irem receber o clube após uma derrota para incentivá-los, como a torcida "normal" do Fluminense fez ou cantar o hino do clube mesmo após uma derrota, como fez a torcida do Celtic, quando cantou "You'll never walk alone" (Você nunca andará sozinho) mesmo com o time perdendo e sendo eliminado da Liga dos Campeões.
É aqui que pergunto de novo, para que serve uma torcida organizada? Torcedores comuns são muito mais apoiadores do que estes bandidos de organizadas. Torcedor tem que torcer independente da situação do clube. Cobrar melhorias nós temos que cobrar das autoridades. Temos que cobrar mais ônibus, melhores condições de saúde e segurança, mais empregos, menos corrupção. Se meu time ir bem ou mal no campeonato não vai mudar em absolutamente nada minha situação financeira ou social, tudo vai ficar igual. A única coisa que uma torcida pode fazer para cobrar o time é não ir ao estádio, mostrando insatisfação, e isso a torcida comum também faz.
Casos em outros países são o que não falta. Itália e Argentina também sofrem com ações de torcidas organizadas (que lá tem outros nomes). Depredações, racismo e enfrentamento com policiais estão entre suas "benfeitorias" a sociedade. Na Inglaterra ainda existem os famosos Holligans, que já causaram muita violência por lá. No entanto, a situação já está bem melhor do que foi anos atrás, graças a ações de repreensão a estes baderneiros. Câmeras nos estádios e punições exemplares foram a fórmula para isso. Punições brandas aqui no Brasil fazem estas ações de violência "valer à pena", já que depois de quebrarem tudo, nada acontece com ninguém. É claro que estas ações de violência não são feitas apenas pela organizada do Coritiba, mas de praticamente todas as organizadas do Brasil, por isso é preciso um planejamento nacional, que já existe e só falta sair do papel.
É preciso que desta vez o Coritiba seja punido de uma maneira exemplar, para que qualquer outro animal que volte a pensar em fazer o que os animais que invadiram o Couto fizeram, se lembrem deste caso. Para mim, o banimento do esporte por um ano ou rebaixamento para a última série nacional (ou quem sabe ambos) seria uma punição interessante. Resta saber o que nossas autoridades irão fazer. Pode-se argumentar que o clube não é responsável pelo ocorrido, mas aí pergunto, quem lucou com a venda de ingressos, patrocínios e verba de TV? Quem estava promovendo o evento? E por que os torcedores tiveram esta atitude, qual a instituição que dá razão aos seus atos? Se o Coritiba for punido, esta ação será banida pela torcida, como ocorreu quando houve perda de mandos de jogo para o clube por ações da torcida que jogava objetos no gramado, hoje quem joga qualquer coisa no campo é logo repreendido por outro torcedor. Se o Coritiba for punido pela ação da minoria de sua torcida, essa minoria será banida e ações como estas não irão se repetir, nem em Curitiba e nem em lugar nenhum.
Agora retorno a pergunta: para que serve as torcidas organizadas? Não dão nenhum benefício á sociedade, pelo contrário, até tiram, destroem os bens públicos. Incitam apenas a violência em seus cânticos e ações. Não servem sequer para torcer, pois fazem isso muito mal, visto que cobram mais do que incentivam. Resumindo: as torcidas organizadas não servem para absolutamente nada, por isso devem sim ser banidas e consideradas quadrilhas como de fato são.
É de extrema importância que esta barbárie seja punida exemplarmente. Isso faria um bem para a sociedade, já que veria que estas ações não serão admitidas no futuro; fará um bem para o futebol, que poderá existir de forma pacífica e fará bem ao torcedor comum, que poderá ir ao estádio sem medo de sofrer com a violência. Sou paranista, e não estou dizendo para punirem o Coritiba por rivalidade, mas sim por ver o benefício para todos (inclusive para os/as coxas) com esta punição. O futebol é o melhor e mais emocionante esporte que existe, mas deve ser encarado como ele é, como um esporte, um espetáculo, ou seja, vá ao campo como quem vai ao cinema, ao teatro ou a um show. Futebol não combina com violência e nem com torcidas organizadas.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário