Grupo C
Inglaterra, Estados Unidos, Argélia e Eslovênia
Grupo fácil para a Inglaterra. Só os Estados Unidos deve ser um adversário mais complicado, de resto, caminho fácil para o english team. Os Estados Unidos se deu bem também. Vice-campeão da Copa das Confederações, os americanos devem passar de fase.
Inglaterra
Pontos fracos
Sempre tem um time bom, nunca consegue nada. A Inglaterra nunca venceu uma Euro e só chegou as semis da Copa em duas oportunidades, em 66, quando foi campeã, e em 90. Além disso, a Inglaterra ficou fora da última Euro, apesar de já ter superado isso. Seu retrospecto ruim parece ser o único ponto negativo dos ingleses, além do fato de nunca uma seleção européia ter vencido fora da Europa.
Pontos fortes
Tem uma seleção com jogadores de altíssimo nível e um excelente técnico, Fábio Capello. É difícil imaginar essa seleção fora das fases de mata-mata da Copa, além de ser uma das favoritas. Os ingleses também levam vantagem em seu grupo e no momento que o futebol inglês vive, com seus clubes se destacando na Europa.
Estados Unidos
Pontos fracos
O principal ponto fraco do país é o próprio país. Os Estados Unidos é um dos poucos países onde o futebol não é um esporte popular, se fosse, provavelmente o país seria um dos candidatos ao título. Estrutura e potenciais jogadores é o que não falta, o que falta é este potenciais jogadores treinarem para isso e fazer com que as competição futebolísticas sejam melhor desenvolvidas. Com o time de hoje é difícil sonhar com mais do que uma segunda fase.
Ponto fortes
É atual vice-campeão da Copa das Confederações e vem se destacando nos últimos anos, tanto a seleção quanto jogadores. O esporte está crescendo no país e esta geração parece estar se interessando mais pelo esporte. É fato que o time é competitivo e tem uma defesa sólida além de ter bons atacantes, falta um meio de campo de qualidade.
Argélia
Pontos fracos
Assim como a França vem de uma classificação problemática, não pelo erro de um juiz, mas pela violência fora de campo. A seleção argelina só participou de um mundial, em 1982. Sem tradição, a equipe vem só para participar e ganhar experiência.
Pontos fortes
O que posso dizer? Além do fato de ter eliminado o maior campeão africano, Egito, e de ser o país dos pais de Zinedine Zidane, não há muito o que dizer sobre o país quando o assunto é futebol. Venceu uma Copa das Nações Africanas em 90 e só. Tem alguns bons jogadores atuando em clubes europeus, mas nenhum com grande destaque.
Eslovênia
Pontos fracos
Apesar de ter eliminado a Rússia de Gus Hiddink, a seleção eslovena é fraca, a mais fraca deste grupo e uma das mais fracas que estão na Copa. Não há muito o que se dizer sobre a Eslovênia, a não ser que veio só para participar.
Pontos fortes
Têm algum? Se você souber por favor me diga.
Conclusão
A Inglaterra passa sem muitas dificuldades. Com vários jogadores de destaque internacional, a seleção inglesa não tem fortes oponentes na primeira fase e deve passar de fase. No entanto, sua continuação na competição é mais complicada. O retrospecto não é bom e a história conta que Inglaterra e copa não combinam.
Pelo grupo os Estados Unidos passa, mas para ir mais longe a situação se complica. A seleção não é forte. Teve sorte de pegar um grupo fácil, e talvez possa repetir o feito de 2002 e chegar as quartas, mas repetir sua melhor atuação, quando chegou as semis na primeira Copa do Mundo em 30, é muito difícil.
Argélia e Eslovênia vem apenas para participar. Ao menos que uma zebra gigantesca aconteça as duas seleções ficam pelo caminho na primeira fase e acumulam experiência. É a segunda Copa das duas seleções.
Palpite de classificados: Inglaterra(1º) e Estados Unidos(2º)
Grupo D
Alemanha, Austrália, Sérvia e Gana
Este grupo é uma incognita pra mim. Apesar de achar que Alemnha e Gana passam, a Sérvia se mostrou um seleção difícil de encarar e que talvez dê trabalho. Já a Austrália veio só pra competir.
Alemanha
Pontos fracos
Seu campeonato nacional. Nos últimos anos os clubes alemães não tem sido destaque nas competições continentais, tendo perdido lugar para clubes franceses e ucranianos. Com um campeonato fraco, as equipes não se desenvolvem bem e consequentemente os jogadores não se desenvolvem. A seleção tem excelente jogadores, mas poderiam ser melhor, visto que grande parte joga na Bundesliga que nos últimos anos não vem tendo um bom nível técnico.
Pontos fortes
A seleção nacional. Em contraste com os clubes, a seleção vem conseguindo ótimos resultados. Foi vice-campeã da Euro e chegou as semis das duas últimas copas. O time é muito forte e conta com ótimos jogadores. A tricampeã mundial tem time para ir longe na Copa além de ter tradição.
Austrália
Pontos fracos
A Austrália jogou durante anos na Oceania, o que prejudicou o time , pois só enfrentava adversários fracos, não conseguindo se desenvolver. Mudou pra Ásia e se viu em um continente não muito diferente. São poucos adversários com nível de dificuldade médio e nenhum difícil. O futebol no país é pouco desenvolvido também, o que atrapalha o país. Uma das principais potências olímpicas, a Austrália ainda está longe (muito longe) de ser potência no futebol.
Pontos fortes
Tem um time bom. Alguns jogadores jogam na Europa há muitos anos, ou seja, tem experiência contra seus adversários. Fora isso é difícil achar pontos fortes na seleção australiana.
Sérvia
Pontos fracos
Na última Copa a seleção veio com o nome de Sérvia e Montenegro, país que já não existia na abertura do mundial, passou vexame. Quatro anos depois, a Sérvia vai a Copa pela primeira vez com esse nome e espera ser a herdeira da Iuguslávia, mas não é. Após anos de guerras, a seleção ainda tenta reencontra uma identidade. O time também não tem um bom meio de campo, o que poderia ser facilmente solucionado com a convocação de Dejan Petkovis, mas o preconceito em convocar um jogador que atua no Brasil é maior que a vontade de contar com um dos melhores meias da atualidade, melhor para alemães e ganeses.
Pontos fortes
Deixou a França na repescagem e mostrou-se um adversário difícil. Tem uma boa seleção, mas com muitos veteranos. Tem uma equipe forte e competitiva, que pode dar trabalho a alemães e ganeses. Se bobear pode até passar de fase.
Gana
Pontos fracos
É apenas a sua segunda Copa, apesar de ser uma das seleções africanas mais vencedoras. A falta de tradição em copas pode ser prejudicial, como já foi na Copa de 2006. No último mundial, a seleção mostrou que falta muita pontaria e experiência. Perdeu para Itália por bobeira, ganhou da República Tcheca de 2X0 apesar de ter chutado dezenas de vezes ao gol e não conseguiu marcar no Brasil apesar de ter tentaod várias vezes. É bom treinar a pontaria dos atacantes se quiserem algo.
Pontos fortes
A falta de tradição em Copas sobra em mundiais de base. A atual campeão mundial Sub-20, tem muita tradição em torneios juvenis. Falta para passar a experiência juvenil aos mais velhos. Tem um time forte e competitivo, com nomes de destaque como Michael Essien e se melhorar a pontaria pode dar trabalho na Copa.
Conclusão
A Alemanha deve passar de fase, mas não é uma seleção dos sonhos. É uma ótima seleção, mas que ainda tem muitos defeitos. Foi campeã em 90, chegou ás quartas em 94e 98 e as semis em 2002 e 2006, é uma seleção de tradição e com vontade de chegar ao mesmo número de títulos da Itália e encostar no Brasil.
A Austrália deve ficar no caminho. Com um grupo difícil, os australianos vão acabar sendo saco de pancadas dos oponentes. Talvez em copas futuras os socceros estejam melhor preparados para sonharem com mais do que as oitavas que conseguiram na última Copa, porque em 2010, vão ficar pelo caminho.
A Sérvia tem uma boa seleção com jogadores talentosos, mas não acho que passe de fase, mas se passar não será zebra nenhuma. Tenta se recolocar no cenário internacional do futebol, já que fazia parte da antiga Iuguslávia, e viu seu antigo membro, Croácia, se destacando em copas anteriores. Quem sabe a Sérvia de 2010 seja a Croácia de 98?
Gana tem time para passar de fase e ir até mais longe, torcida para isso é o que não vai faltar, já que os africanos querem ver uma seleção da "casa" levando o caneco. Se o técnico conseguir colocar na cabeça dos jogadores que eles podem vencer a Copa, não é difícil crer que eles vençam.
Palpite de classificados: Gana(1º) e Alemanha(2º)
Nenhum comentário:
Postar um comentário