sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Que venha a Copa!!! - Análise dos Grupos G e H


Zakumi, a mascote da Copa

Grupo G
Brasil, Coréia do Norte, Costa do Marfim e Portugal

O grupo do Brasil é quase um grupo da morte, se não fosse pelos norte-coreanos. Costa do Marfim e Portugal devem lutar pela segunda vaga, já que não deve ser tão difícil para o Brasil assegurar uma vaga pelo menos. O páreo vai ser duro e prometem bons jogos.

Brasil

Pontos fracos
A pressão da mídia, da torcida e dos próprios jogadores, pode levar a seleção a perder a concentração em jogos importantes. Além disso, é visto que o Brasil perde a cabeça quando leva o primeiro gol, lição que foi aprendida, pelo menos aparentemente, na final da Copa das Confederações. Outro fator negativo é a idéia de que a seleção precisa de determinados jogadores é preciso confiar nos substitutos

Pontos fortes
É o Brasil, é pentacampeão e ganhou tudo nos últimos anos. Tem uma ótima equipe, que pode melhorar ainda. É um grupo sem estrelismo e sem grandes astros. Mesmo aqueles que são mais badalados, como Kaká e Luís Fabiano, não tem privilégios. É um grupo com uma grande habiliadade e que estão jogando juntos há um bom tempo, tem tudo para ir longe.

Coréia do Norte

Pontos fracos
É o pior time da Copa do Mundo, segundo o ranking da FIFA. Seleção fraquíssima que deve ser saco de pancadas do grupo e que deverá proporcionar a maior goleada do torneio.

Pontos fortes
Para os jogadores a chance de sair do regime comunista e irem curtir um pouco a vida.

Costa do Marfim

Pontos fracos
Pouca experiência em Copas do Mundo pode atrapalhar os marfinenses. Situação política do país também é delicada e pode tirar a concentração e o foco dos jogadores no torneio.

Pontos fortes
É uma das melhores seleções africanas da atualidade. Conta com excelentes jogadores que são destaques nas grandes ligas européias, quase todos os grandes clubes tem pelo menos um jogador marfinense. Além disso contam com um dos melhores atacantes do mundo no momento, Didier Drogba, que vive ótima fase.

Portugal

Pontos fracos
Teve que ir a repescagem para se classificar, depois de ter corrido o risco de ficar de fora do mundial. A equipe já não é tão boa como foi em anos passados.

Pontos fortes
Tem Cristiano Ronaldo em seu elenco, atualmente o melhor do mundo. Se conseguir controlar seu gênio, pode ser o jogador que desiquilibrará para Portugal, podendo fazer com que a seleção se classifique.


Conclusão
O Brasil só não passa de fase e vai até a final se deixar a arrogância o dominar, coisa que o técnico Dunga parece não deixar permitir. É preciso ter humildade e saber a hora certa de fazer espetáculo e a hora de jogar sério. Se conseguirem aliar boa técnica com inteligência, podem ser uma das melhores seleções da história das copas.

Coréia do Norte virá apenas para que todos no grupo tenham uma vitória. Não será oponente a nenhuma das outras seleções do grupo e deverá apenas participar. Fez história em 66 quando elimiou a Itália e chegou as quartas, sendo eliminada por Portugal, mas lá se vão 43 anos. Hoje eles são rápidos, mas só isso.

A Costa do Marfim vem com apetite e time para ser uma das candidatas ao título. Tem grandes nomes em seu elenco e conta com Drogba, que vive um de seus melhores momentos. Se conseguir extrair o máximo de seus jogadores pode tirar a vaga de Portugal e quem sabe até do Brasil.

Se caísse em um grupo mais fácil poderia até sonhar em chegar mais longe, mas no grupo que caiu, Portugal deve se considerar feliz se conseguir passar de fase. Apesar de Cristiano Ronaldo, a equipe não vem fazendo boas atuações, chegando até a ter sido goleada pelo Brasil em 2008.

Palpite de classificados: Brasil(1º) e Costa do Marfim(2º)


Grupo H
Espanha, Suíça, Honduras e Chile

Grupo fácil para a Espanha, que sonha com a Copa há anos e desta vez tem time pra vencer. Se o Chile não dormir no ponto, pode passar de fase. Suíça é a outra postulante a classificação e Honduras é a zebra.

Espanha

Pontos fracos
Já é tradição: Em Copa do Mundo a Espanha sempre se dá mal. A fúria tem um bom time, é verdade, mas há anos é falado isso e sempre quando chega na hora de decidir a seleção entra em pane e perde. A atual campeã da Euro espera nesta Copa quebrar sua tradição maldita, mas a julgar pela Copa das Confederações...

Ponto fortes
Tem o melhor meio de campo do mundo, com Xavi, Marcos Senna, Xabi Alonso e Fabragas, além de outro nomes importante. Também conta com Fernando Torres no ataque e com uma boa defesa. Tem um excelente time, que só perdeu nos últimos jogos para os Estados Unidos.

Suíça

Pontos fracos
É uma seleção média. Na última Copa não levou nenhum gol, mas fez poucos também. Não tem nenhum jogador de grande destaque e tem pouca, quase nenhuma, tradição em copas.

Pontos fortes
Garantiu classificação direto para a Copa e vai para a sua segunda competição seguida. Fora isso, como já disse, é um time médio.

Honduras

Pontos fracos
O país vive situação complicada e ainda indefinida. Não tem um bom time, com grande dependência de seu atacante Carlos Pavón, que convenhamos, não é nenhum craque

Pontos fortes
Já está feliz em estar na Copa, então vem sem nenhum compromisso, o que pode ajudar, já que não pegou um grupo muito difícil.

Chile

Pontos fracos
Tem pouca tradição em Copas e quando enfrenta grandes seleções não consegue vencer. Além disso, seu técnico, Marcelo Bielsa, tem o costume de atacar de forma irresponsável, deixando a defesa aberta.

Pontos fortes
É um time bem montado e com alguns bons jogadores. Tem tudo para passar de fase. Ficou em segundo lugar nas eliminatórias sulamericanas e vem crescendo ano a ano, pode até sureender na África do Sul.


Conclusão
A Espanha passa de fase, mas a julgar pelo seu retrospecto fica por aí mesmo. Tem uma das melhores equipes do mundo, com um meio de campo excepcional, mas tem o costume de parar nas oitavas ou quartas.

A Suíça vai lutar com o Chile para decidir a segunda vaga e nessa briga pode acabar sobrando para Honduras, que é franco-atirador. O fato é que o Chile só não se classifica se não quiser, tem mais time que Suíça ou Honduras.

Palpite de classificação: Espanha(1º) e Chile(2º)

Um comentário:

Liguem seus Motores disse...

Meu caro, descordo com relação a Suíça. O time foi vice no mundial de futebol de areia e campeão do sub 17, além de ir muito bem no sub 20. O futebol suíço cresceu bastante nos últimos anos. Aposto no que aconteceu na última copa. Passar de fase e ficar nas oitavas se não passar para as quartas.