sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Que venha a Copa!!! - Análise dos Grupos E e F

Grupo E
Holanda, Dinamarca, Japão e Camarões

Grupo complicado. A sempre favorita, nunca campeã Holanda é cabeça de chave deste grupo que conta com seleções "chatas". Japão e Dinamarca prometem ser coadjuvantes, mas se Camarões bobear pode perder a vaga das oitavas para eles.

Holanda

Pontos fracos
A eterna fama de "amarelar". A laranja mecânica já não existe mais, e essa nova geração não tem nada de excepcional. É claro que é uma das melhores seleções do mundo, mas quando comparada a outras seleções excelentes da Holanda que fracassaram há uma grande diferença. Se essas boas seleções fracassaram é de se pensar que com essa não será diferente.

Pontos fortes
Tem uma das melhores seleções no momento. Se classificou com antecedência e sem dificuldades (apesar de pegar um grupo fácil). Tem grandes nomes do cenário europeu em seu elenco e espera-se que passe de fase sem problemas.

Dinamarca

Pontos fracos
A seleção escandinava não tem um bom elenco. Tem um time com potencial de se classificar a Copa, mas não para passar de fase. Apesar de ter deixado Portugal na repescagem e ter eliminado a Suécia, seu sucesso foi muito mais resultado da ineficiência de seus adversários que de seu mérito.

Pontos fortes
Foi a poucas Copas do Mundo mas quando foi sempre causou boa impressão, passando para fases de mata-mata. Não tem um time forte, mas também não é fraco, pode passar de fase mas só se Camarões quiser.

Japão

Pontos fracos
Em anos passados o Japão até tinha um time que poderia ser classificado como "chato", mas hoje nem isso a seleção nipônica é. Sem revelar bons jogadores, a seleção parou no tempo e não tem grandes destaques. Se classificou por conta de estar em um continente sem tradição futebolísitica.

Pontos fortes
Difícil achar um, o Japão se classificou para as três últimas copas, e só passou de fase na que ele sediou, em 2002. Sem destaques.

Camarões

Pontos fracos
Tem uma dependência excessiva de Samuel Eto'o. O craque do país parece levar o time nas costas, mas assume o papel bem. Falta também ao time vontade e confiança de acreditar que podem se sair bem em Copas.

Pontos fortes
Samuel Eto'o. O melhor jogador do time pode fazer na África do Sul a Copa de sua vida e colocá-lo como um dos maiores jogadores de todos os tempos. Habilidade e vontade pra isso é o que não falta, mas pra isso é preciso que o resto do time também se dedique.


Conclusão
A Holanda é uma das classificadas sem dúvida. Apesar de que nos últimos anos os jogadores holandeses não tenham se destacado tanto, a renovação promovida na última Copa chega a "maturidade" e tem esta Copa como a chance ce mostrar que tem potencial e podem vencer uma Copa. Difícil de acreditar, já que nem Cruyff e nem Gullit conseguiram.

A Dinamarca e o Japão vieram a passeio. Não devem ser grandes oponentes para a Holanda e, se Eto'o jogar o que sabe, também devem perder para Camarões. É fato que historicamente a Dinamarca se sai bem em Copas do Mundo, mas desta vez acho que não será o caso. Já o Japão, é fato que sempre vem a passeio.

Apesar da dependência de Eto'o, Camarões é um dos favoritos a passar de fase nesse grupo. Já vimos muitos jogadores levarem o time nas costas e ganharem Copas. É um time bom que pode sim ir longe na competição.

Palpites de classificados: Holanda(1º) e Camarões(2º)


Grupo F
Itália, Paraguai, Nova Zelândia e Eslováquia

Grupo fácil para Itália e Paraguai. Se o Paraguai resolver jogar na Copa o que joga nas eliminatórias, e principalmente contra Brasil e Argentina, pode até superar a Itália e terminar em primeiro lugar. Nova Zelândia e Eslováquia só cumprem tabela.

Itália

Pontos fracos
A atual campeã mundial não tem uma boa seleção e tem um grande problema: a idade de seus jogadores. Sem revelar bons jogadores há tempos, a azzura tem uma média de idade alta, e muitos jogadores que estavam em campo em 2006, além de não ter conseguido passar da primeira fase na Copa das Confederações.

Pontos fortes
Vamos ser sinceros, a Itália nunca teve um bom time. Na última Copa passou de fase por pegar um grupo fácil, além de pegar adversários fracos nas oitavas e quartas. Só teve que jogar mesmo contra Alemanha e França, e nas duas partidas não venceu no tempo normal. O que poderia ser ponto fraco, vira forte, já que conta com a sorte para chegar aos títulos, porque se fosse depender de time...

Paraguai

Pontos fracos
Mania de "amarelar" em mundiais. O Paraguai sempre faz boas campanhas nas eliminatórias, e quando chaga ao mundial "pipoca". Uma força misteriosa parece tomar conta do time quando joga com Brasil e Argentina, mas essa mesma força vai embora quando joga com um europeu. Se não conseguir contornar isso, é capaz de até ficar no meio do caminho.

Pontos fortes
Tem um time bom, apesar de ja ter tido melhores. Tem no ataque seu melhor setor, com craques como Santa Cruz, Cardozo e Cabañas. O time como um todo joga muito bem e tem tudo para ir bem na Copa 2010.

Nova Zelândia

Pontos fracos
Vem de uma região com um futebol extremamente fraco, além da própria seleção ser fraca. Nâo há muito o que dizer, veio apenas para visitar a África do Sul.

Pontos fortes
Não há, a não ser o fato de ser um franco-atirador.

Eslováquia

Pontos fracos
É uma seleção estreante, apesar de já ter jogado como Tchecoslováquia, quando era um país só com a República Tcheca, mas o espólio da antiga seleção ficou com o vizinho. Não tem um bom time e provavelmente não deve oferecer resistência a italianos e paraguaios.

Pontos fortes
Apenas o fato de ter sido parte integrante da antiga Tchecoslováquia, que já foi vice-campeã do mundo.


Conclusão
Mais uma vez a Itália pega um grupo fácil e deve passar de fase. Mas, baseado no que aconteceu na última Copa das Confederações, pode perder o primeiro lugar para o Paraguai e aí cair nas oitavas.

Se o Paraguai quiser, pode até bater a Itália e se classificar em primeiro é só ter vontade de vencer e jogar como joga contra os sulamericanos. Tem time, vem criando uma tradição, copa a copa, e tem competência suficiente para isso. Agora, se vai ir mais longe, aí é outra história.

Nova Zelândia e Eslováquia vão para a África do Sul apenas pela experiência. Ao menos que uma zebra muito grande ocorra, ficaram pelo caminho. Não tem bons times, apesar da Eslováquia ter feito parte da Tchecoslováquia, mas não creio que repetirá os feitos que sua antiga alcunha alcançou.

Palpite de classificados: Paraguai(1º) e Itália(2º)

Nenhum comentário: