sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Que venha a Copa!!! - Análise dos Grupos A e B


Símbolo oficial da Copa do Mundo 2010

Sairam os grupos da Copa do Mundo de 2010. Em cerimônia realizada na capital legislativa da África do Sul, Cidade do Cabo, as 32 seleções que vão estar presentes na próxima Copa tiveram seus destinos traçados. A festividade contou com celebridades locais e do continente africano, sendo a principal delas a atriz sul-africana Charlize Theron, que foi a apresentadora do sorteio. Segue aqui uma análise minha sobre cada um dos grupos e meus palpites. É claro que até a bola começar a rolar no continente negro, muitas mudanças vão acontecer. jogadores vão se destacar outros vão cair de produção o que mudará e muito os palpites. Bom, agora com os grupos definidos, façam suas apostas, aí vai as minhas:

Grupo A
África do Sul, México, Uruguai e França

A anfitriã não vai ter vida fácil na primeira fase. Em seu grupo cairam dois campeões mundiais (Uruguai em 30 e 50 e França em 98) e um campeão da Copa das Confederações (México). A chave não é nada favorável para a África do Sul que esperava pegar uma chave fácil para conseguir ir a segunda fácil e a partir dali embalar com o apoio da torcida, com esse grupo fica difícil.

África do Sul

Pontos fracos
A seleção sul-africana não tem estado bem. Não consegue vitórias importantes e a seleção não empolga a sua torcida. A equipe não conta com grandes nomes. Seu melhor jogador, Steven Pienaar, ainda não se mostrou capaz de poder levar o times nas costas e ser decisivo. O técnico, Carlos Alberto Parreira, apesar de ser experiente e vencedor em copas do mundo, não parece ser o fiel que desiquilibrará a balança para os bafana-bafana.

Pontos fortes
Além da óbvia vantagem de jogar a Copa em casa em um país que vê nesta competição uma chance de unir o país e apagar para sempre as feridas de décadas de lutas, a seleção sul-africana mostrou na Copa das Confedrações que pode sim ser um time competitivo. Quando enfrentou Brasil e Espanha, os bafana-bafana foram adversários difíceis e com vontade de vencer, basta agora que façam isso em todos os jogos da Copa e que principalmente vençam.

México

Pontos fracos
O México é uma incognita. Por diversas vezes foi a competições com a alcunha de favorito e não conseguiu nada. Na última copa chegou até a ser cabeça de chave, mas só conseguiu chegar ás oitavas como segundo colocado. Falta ao México, uma das seleções que mais participou de copas na história (apesar de não ter ganhado nenhuma), chegar com vontade de ganhar e com time para isso. Faltam bons jogadores de nível mundial para que a equipe entre em campo como favorita, hoje é apenas uma seleção "chata".

Pontos fortes
Como já disse antes, é uma das seleções que mais foram a copas do mundo, ou seja, experiência é o que não falta. Sofreu no começo das eliminatórias da Concacaf mas no final mostrou bom futebol e se recuperou, porém não muito. O futebol mexicano cresceu muito nos anos 2000, com jogadores atuando na Europa e com seus clubes se destacando em competições continentais, talvez essa seja a hora do amadurecimento desta geração.

Uruguai

Pontos fracos
Não ganha nada há anos. A última coisa que me lembro do Uruguai ter ganhado nos últimos anos foi uma Copa América em 1995, depois disso, só fracassos. A celeste olímpica, bicampeã mundial há tempos não demonstra seu bom futebol, em termos de seleção ou clubes. Sequer as seleções de base se destacam. O time é extremamente dependente do atacante Diego Forlán, e sem ele simplesmente não joga. O Uruguai já foi uma seleção forte, hoje é muito mais tradição que força.

Pontos fortes
Difícil de achar. Os jogadores uruguaios sempre tiveram boa técnica, mas nos últimos anos só isso não tem bastado. A tradição de ganhar títulos parace ter parado no tempo. Seria muito legal ver o Uruguai de volta ao topo, ganhando títulos e tudo mais. Só tradição não ganha jogo, mas ajuda um bocado e talvez ajude a celeste.

França

Pontos fracos
A sua classificação foi sofrida e suspeita. Ir a uma Copa do Mundo com uma sensação de estar ali de forma desonesta dever ser um sentimento terrível, para jogadores e torcedores. Além de ser polêmica, a classificação francesa foi sofrida, acontecendo somente nos playoffs, ou seja, a seleção não está tão forte.

Pontos fortes
Consegiu formar vários jogadores nos últimos anos, alguns bons, outros nem tanto, mas o fato é que há um grande número de possibilidades para o ténico francês Raymound Domenech escalar. Com nomes como Henry, Ribery, Vieira, Benzema e Evra, a seleção tem time para ir longe, resta este time acreditar nisso.

Conclusão
Seria muito bom que a África do Sul pasasse para a próxima fase. Seria excelente para o país e para o continente como um todo, quanto mais africanos nas oitavas, melhor. Todo o país está em festa e apreensivo com essa possibilidade, podendo significar um novo capítulo na sofrida história do país, a exemplo do que aconteceu com o Rugbi na décade de 90. Por tudo isso, acho que digo mais com a emoção que com a razão, acho que a África do Sul passa para a próxima fase.

O México é uma seleção complicada. Apesar de nos últimos anos ter evoluido e muito no futebol, nos últimos dois anos esse crescimento parou. Houve uma estagnição de jogadores e dos clubes, parece que chegou ao seu limite. Por isso acho que esta geração não é a melhor para se sair bem em uma Copa, acredito que os mexicanos terão de esperar mais uns quatro anos, não passa de fase.

Queria muito que o Uruguai fosse bem na Copa, queria mesmo. É bom que um campeão do mundo volte a jogar em nível mundial, principalmente para concorrer com os europeus, mas a realidade é outra. Há anos que o Uruguai não produz grandes nomes e nem grandes times, por isso acredito que fica na primeira fase, a não ser que a África do Sul não consiga usar a torcida ao seu favor.

Apesar de tudo, a França deve passar de fase. É um time competitivo e digo que até favorito a vencer a competição. A história mostra que times que passam sufoco nas eliminatórias, acabam se dando bem na Copa. Se conseguirem esquecer as polêmicas ligadas a sua classificação e jogarem como um time com vontade de vencer, passam para as oitavas.

Palpite de classificados: França(1º) e África do Sul(2º)


Grupo B
Argentina, Nigéria, Coréia do Sul e Grécia

Os hermanos pegaram um grupo complicado. Considerando seu técnico e suas últimas atuações, podemos dizer que a Argentina vai ter trabalho para passar de fase. Os argentinos acham que já passaram de fase, mas alguém duvida que eles falariam isso independente do grupo que fosse.

Argentina

Pontos fracos
Seu técnico é o principal. Diego Maradona foi um excelente jogador, mas como ténico seu desempenho é sofrível. Quase levou a alvi-celeste a jogar uma repescagem contra a Costa Rica e esteve inclusive com risco de sequer ir a repescagem. Apesar de ser a atual bicampeã olímpica, a seleção principal não está honrando a tradição argentina.

Pontos fortes
É a Argentina. Só isso já bastava, mas tem mais. Nas últimas copas a Argentina sempre ia como grande favorita, passando muito bem pelas eliminatórias e não conseguiu nada. Já para essa Copa vem desacreditada e, como disse antes, a história mostra que estas seleções vão bem em copas. Resta esperar pra ver.

Nigéria

Pontos fracos
A Nigéria é a eterna promessa. Tinha uma fantástica seleção em 94,98 e 2002, mas não consegiu muita coisa. Em 94 perdeu para a Itália, nas oitavas, na prorrogação, depois de estar vencendo. Em 98, foi eliminada pela Dinamarca, quando tinha uma das melhores seleções daquela Copa. Em 2002, ficou na primeira fase, junto com a Argentina (algum sinal?). A seleção de hoje não é tão brilhante quanto a das copas anteriores e nem sua seleção e nem seus jogadores vem se destacando.

Pontos fortes
É uma seleção forte, apesar de não ter ganhado muitos títulos. Tem bom retrospecto em copas, e agora que o maior evento esportivo do mundo será na África, é possível que isso motive os jogadores a dar o seu melhor em campo, habilidade para isso eles tem, resta saber se eles irão mostrar isso em campo.

Coréia do Sul

Pontos fracos
É outra promessa. Vai ao seu sétimo mundial seguido e já consegiu chegar as semis quando sediou o torneio. Fora 2002, não fez participações marcantes. É sempre classificada também como uma seleção "chata" mas não difícil. Ainda falta mais jogadores de nível mundial e mais títulos para a equipe ser reconhecida.

Pontos fortes
Difícil dizer. Na copa da Ásia era seu técnico, hoje talvez seja apenas o fato de ser uma das melhores seleções do continente asiático. Tem uma seleção bem montada e com alguns bons jogadores, mas só. Talvez possa acontecer uma surpresa, vencendo jogos inesperados, tem time pra ser zebra, mas nada mais.

Grécia

Pontos fracos
Rivaliza com a Coréia do Sul pra saber quem é mais fraca. A única diferença é que é européia e por isson joga com equipes mais fortes, fora isso não tem nada de especial. É uma equipe muito retranqueira e que aposta no cansaço do adversário e nos contra-ataques.

Pontos fortes
Trouxe o técnico que venceu a Euro de 2000 de volta. Tem um sistema defensivo eficiente, mas vai ser difícl aguentar os atacantes argentinos e a velocidade nigeriana. O grande trunfo talvez seja a Euro mesmo. Os jogadores e torcedores devem pensar "se ganhamos a Euro, porque não podemos chegar longe na Copa?"

Conclusão
A Argentina não está bem e seu técnico, por suas atitudes e seu trabalho pífio, não merecia passar de fase, mas tem um dos melhores times do mundo. Escalar a Argentina não é tarefa das mais difíceis e passar para as oitavas também não. Passa para a próxima fase, mas não sei se com tranquilidade.

Esta seleção não é uma das melhores da Nigéria, mas é suficiente para esse grupo. Se a equipe jogar com vontade e usar toda a habilidade que tem, não será tão difícil passar de fase. É bom lembrar também que a Nigéria foi vice do Mundial Sub-20 e esses jogadores terão 18 anos em 2010. Pode ser que alguns deles se destaquem nos próximos meses fortalecendo ainda mais a equipe.

A Coréia do Sul fica. Como disse, tem time pra ser zebra. Vamos combinar que as zebras não são tão zebras assim. Quando olhamos bem vemos que elas até que tinham jogadores com potencial, e esse é o caso da Coréia do Sul. No país da zebra pode ser que ela se dê bem, mas eu não acredito.

A Grécia deve ser eliminada já na primeira fase. Até tem time pra ser zebra, mas, por incrível que pareça, acho mais difícil de ser do que a Coréia do Sul. Se passar será uma verdadeira zebra, isso é claro contando que Argentina e Nigéria joguem o que sabem. Se a retranca funcionar podem passar, mas acho que fica.

Palpite de classificados: Argentina(1ª) e Nigéria(2ª)

Nenhum comentário: