segunda-feira, 20 de julho de 2009

Feliz 40 anos de homem na Lua!


Símbolo do projeto Apollo, NASA

Há exatos 40 anos, dia 20 de julho de 1969, o mundo parava para ver, ou ouvir, a chegada do homem á Lua. Quando Neil Armstrong disse a famosa frase "um pequeno passo para o homem mas um grande passo para a humanidade", a raça humana conquistava a barreira do espaço sideral, provamos que éramos capazes de ir além e o céu não era mais o limite.

Mas é claro que houve, e ainda há, pessoas que não acreditaram e não acreditam nisso, que acham que foi uma invenção, que acham que os Estados Unidos enganaram cientistas do mundo inteiro durante anos, mas não aos incrédulos, que apesar de não terem nenhuma formação científica criticam a ciência dos outros, o que é bem normal na ciência. Quem nunca ouviu um estudo científico e, apesar de saber que a pessoa autora do projeto passou meses, até quem sabe, anos pesquisando o assunto para chegar aquela conclusão e alguém desmonta tudo com um "ah, isso é bobagem". Infelizmente a ignorância ainda reina no mundo.

A chegada do homem á Lua não foi uma conquista americana, foi uma conquista da ciência humana, assim como a descoberta das ondas de rádio, da criação do avião, das teorias da física, do desvendamento do genoma humano, do desvendamento da nossa mente e de todas as outras descobertas científicas, tudo isso não tem nacionalidade é de todos nós.

A propagação da "notícia" de que o homem não havia ido á Lua não partiu de nenhum soviético querendo desmerecer os americanos, mas sim de um próprio americano, aliás de americanos, que viam aquilo como uma afronta á Deus, já que Deus estava no céu e o homem nunca poderia chegar lá. Se isso fosse verdade, você provavelmente não estaria conectado ao mundo agora através de celulares, Internet e tampouco usaria GPS, que dependem em algum momento de um satélite que está em órbita ao redor da Terra.

Argumentos contra, falam que não havia tecnologia, que foi uma farsa, mais um filme de ficção e que se fosse verdade, porque só foram uma vez? Todos argumentos que só mostram a total e completa ignorância no assunto.

Primeiro que em 1945 o homem mostrava que a ciência também poderia ser mortífera ao lançar a bomba atômica em Hiroshima, matando centenas de milhares de pessoas. Agora fica a pergunta: Se tínhamos tecnologia suficiente para destruir o mundo será que não teríamos para ir á Lua? Além disso, o programa lunar não começou do nada. Os Estados Unidos tiveram dois programas espaciais antes do Apollo, o Mercury e o Gemini. Após anos de estudos, de gastos astronômicos, desenvolvimento de tecnologia específica (muitas que hoje estão em seu PC) e mortes de astronautas (no projeto Gemini ainda), o homem chegou á Lua no Apollo 11, e não foi só essa vez, foram lá uma dezena de vezes e só pararam de ir porque não era mais vantajoso gastar milhões de dólares para trazer mais pedras lunares.

Quanto a ser um filme de ficção é uma ideia bem interessante mesmo, porque se fosse, teria sido o mais real da história, enganou cientistas, milhões de espectadores e até os soviéticos, que poderiam usar isso para ridicularizar os americanos. Mas se fosse, então Yuri Gagarin quando disse que a Terra era azul e branca, poderia estar encenando também, afinal ir ao espaço e ir á Lua não é lá tão diferente (apenas 4 dias de viagem até a Lua). Depois de anos de gastos, como já disse, astronômicos, garanto que daria para fazer uma super produção muito mais elaborada do que a simples ida do homem á Lua, porque não ir á Marte então?

Enfim, a 40 anos o homem chegava á Lua, você acreditando ou não. Assim como ondas de rádio existem, você acreditando ou não, assim como navios de toneladas flutuam no oceano por causa de uma misteriosa força chamada empuxo, você acreditando ou não, assim como um avião de toneladas voa ignorando completamente a ação da gravidade, você acreditando ou não. Existem coisas muito mais absurdas do que ir a Lua que acontecem mas que não nos damos conta. Ir a Lua não é difícil. O que é difícil é acabar com a ignorância humana.

Naquela mesma década o mundo viu mais acontecimentos incríveis, e muitos deles tendo os Estados Unidos como protagonistas como a Guerra do Vietnã e o movimento dos direitos civis liderado por Martin Luther King. A luta de Luther King era contra a ignorância humana, contra a cegueira que impedia aquelas pessoas de verem que nós éramos todos iguais, que estávamos todos no mesmo barco, no mesmo, como Carl Sagan falou, pálido ponto azul, que só sabemos que é azul porque fomos ao espaço. O que isso tem a ver com a chegado do homem á Lua? Além de terem acontecido na mesma época, nada, mas o que podemos concluir disso é que não ver a verdade está muito mais ligado ao ser humano do que imaginamos. Podemos mudar o mundo, mas para isso temos que acabar com esse reino da ignorância.

Acredite no que quiser, mas nunca se esqueça que essa conquista também é sua.

Here Men From Planet Earth First Set Foot Upon The Moon. July 1969 A.D. We Came In Peace For All Mankind.
(Aqui os homens do planeta Terra pisaram pela primeira vez na Lua. Julho de 1969. Viemos em paz, em nome de toda a humanidade).

Frase da placa que a Apollo 11 colocou na Lua.

Nenhum comentário: