quarta-feira, 22 de julho de 2009

Novidades da astronomia

Nesta segunda-feira, um astrônomo amador australiano noticiou algo de errado com o planeta Júpiter, uma grande mancha branca no pólo sul do planeta. Depois de alguns estudos preliminares, os astrônomos descartaram a hipótese de um fenômeno metereológico comum do planeta. A teoria mais provável é que um cometa de tamanho semelhante ao planeta Terra tenha colidido com o gigante gasoso.

Mais uma vez Júpiter pode ter salvado nosso planeta. Por ter uma massa muito grande (maior que a de todos os outros planetas juntos) o planeta age como um imenso (e bota imenso nisso)imã, que atrái asteróides para a sua órbitra, evitando que colidam com a Terra. Mais uma evidência de que a vida na Terra pode ter sido só um acaso apenas mesmo, porque se não houvesse Júpiter, muito provavelmente a vida aqui seria inviável já que seríamos atingidos por grandes objetos com mais frequência, mas enfim, o fato é que estamos aqui e devemos muito ao nosso "guarda-costas" estelar.

Aproveitando o assunto, ocorreu ontem o eclipse solar mais longo que veremos nesse século. O fenômeno só pode ser observado na Ásia e algo semelhante só vai voltar a ocorrer daqui á 123 anos! Quem viu viu, quem não viu fica com as imagens.


Planeta Júpiter sendo atingido (Foto: NASA)


Eclipse solar na Ásia (Foto: BBC)

Nenhum comentário: